NOTÍCIAS

Cadeia produtiva de fertilizantes aponta os desafios do setor para os próximos anos

22 de janeiro de 2013

rnA cadeia produtiva de fertilizantes está reunida em São Paulo para discutir os desafios do setor nos próximos anos. O Brasil é um grande produtor de grãos e carnes, mas importa mais da metade dos fertili

rn

A cadeia produtiva de fertilizantes está reunida em São Paulo para discutir os desafios do setor nos próximos anos. O Brasil é um grande produtor de grãos e carnes, mas importa mais da metade dos fertilizantes utilizados nas lavouras. 

O aumento da produção interna, a elevada carga de impostos do país e a qualidade do produto vendido são alguns dos temas debatidos entre os empresários do setor. O Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), José Fernando Coura, afirma que o maior desafio é tornar o segmento mais atraente para que as empresas nacionais invistam.

Para o coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a alternativa seria a implementação de um núcleo de coordenação política para resolver os problemas. Para ele, o mais importante é investir para ampliar a produção.

Segundo dados do IBRAM, o setor de fertilizantes deve receber US$ 7,8 bilhões em investimentos até 2016. Assim, a produção de potássio no país chegaria a 2,4 milhões de toneladas, sete vezes mais do que hoje. Para o mercado de fosfato, a expectativa do presidente da Anglo American Fertilizantes, Ruben Fernandes, é de crescimento acima da média mundial em 2013.

Além da expectativa de crescimento na produção, Gustavo Branco, da Agrária Fertilizantes, afirma que o setor também está investindo em qualidade e sustentabilidade.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Canal Rural

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mining Hub encerra o primeiro M-Spot com soluções inovadoras para a mineradora Vale

27 de maio de 2021

Mining Hub encerra o primeiro M -Spot com soluções inovadoras – crédito: divulgação As 14 startups selecionadas para o primeiro…

LEIA MAIS

IBRAM E DEMin/UFMG retificam trabalho vencedor da categoria profissional do 10º CBMINA

7 de maio de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (DEMin/UFMG) comunicam que foi retificada…

LEIA MAIS

Mais segurança: quatro barragens da Vale em Minas Gerais têm nível de emergência retirado e obtêm DCEs positivas

10 de outubro de 2022

As barragens B5/MAC (Nova Lima), Marés II (Belo Vale), Santana (Itabira) e Paracatu (Catas Altas), todas em Minas Gerais, tiveram…

LEIA MAIS