NOTÍCIAS

Cancana produz 1,2 mil toneladas de manganês em Rondônia no 3º trimestre

28 de outubro de 2014

A Cancana Resources informou nessa terça-feira (28/10) que a Brazil Manganese Corporation (BMC) produziu 1,2 mil toneladas de manganês no terceiro trimestre deste ano, sendo 250 toneladas vendidas como amostras comerciais. A BMC, antiga

A Cancana Resources informou nessa terça-feira (28/10) que a Brazil Manganese Corporation (BMC) produziu 1,2 mil toneladas de manganês no terceiro trimestre deste ano, sendo 250 toneladas vendidas como amostras comerciais. A BMC, antiga Rio Madeira Comércio Importação e Exportação de Minério, é uma joint venture formada com a Ferrometals BV, maior acionista da Cancana.

rn

De acordo com o relatório da Cancana, o programa de exploração da BMC identificou, de julho a setembro, quatro alvos adicionais com potencial para mineralização. A mineradora canadense afirmou que o licenciamento necessário para a mineralização dessas novas áreas já está em andamento e elas devem servir de alimentação para minas já conhecidas, como Rio Madeira e Jaburi, ambas em Rondônia.

rn

A BMC trabalha ainda em um novo plano de mina, voltado para o aumento da eficiência e extensão da vida útil das minas Jaburi e Nezão. De acordo com a Cancana, os números de produção continuam a melhorar à medida que a empresa se concentra no aumento da eficiência das plantas de processamento de ambas as minas.

rn

A mineradora afirmou que, nas duas primeiras semanas de outubro, a BMC já produziu mais que nos três últimos meses, alcançando 1.372 toneladas de manganês.

rn

A Cancana informou ainda que concluiu as operações no projeto Valdirão, onde cerca de 20 mil toneladas de manganês foram armazenadas. Aproximadamente 2,5 mil toneladas de material foram processadas na planta de Rio Madeira e 510 toneladas de manganês granulado foram produzidas.

rn

De acordo com o relatório, Cancana e BMC analisaram em conjunto o material estocado restante e, devido à baixa proporção de manganês granulado produzido por quantidade de material processado, as empresas decidiram encerrar o processamento de material em Valdirão. A BMC trabalha agora na implantação do plano de recuperação da área onde está localizada o projeto.

rn

As atividades em Rio Madeira foram paralisadas por cinco semanas, enquanto melhorias foram implementadas. Durante o período, a planta operou em apenas um turno por dia, permitindo que a BMC fizesse as correções necessárias nas operações.

rn

Segundo a Cancana, melhorias adicionais para as plantas incluem a instalação de iluminação elétrica que permitirá o trabalho em dois turnos diários. Estas melhorias estão previstas para serem concluídas durante o mês de novembro.

rn

“A equipe BMC fez um excelente trabalho ao reunir os três ativos [adquiridos da Eletroligas no mês passado) e melhorar a capacidade de todos em busca de atingir os padrões de mineração canadenses. Agora que as plantas estão em produção, estamos no caminho para atingir as metas de produção no final deste ano”, afirmou Anthony Julien, CEO da Cancana.

rn

A Rio Madeira é uma mina de manganês que esteve em operação nos últimos oito anos. A operação produz minério granulado de vários tamanhos e fica próximo do projeto de manganês Valdirão, em Rondônia. Rio Madeira tem 15 direitos minerários para uma área aproximada de 62 mil hectares.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Diretor do IBRAM debate sobre direito minerário e destaca importância do fortalecimento da ANM

22 de julho de 2022

Especialistas debatem sobre direito minerário. Crédito: Divulgação O marco regulatório do direito minerário, os avanços da Agência Nacional de Mineração…

LEIA MAIS

31 de julho: prazo final para inscrições com desconto no Congresso Brasileiro de Mineração

22 de julho de 2022

Estão abertas as inscrições para interessados em participar das palestras e debates que serão realizados durante a Expo & Congresso Brasileiro…

LEIA MAIS

Raul Jungmann apresenta à Margareth Menezes panorama dos investimentos do setor mineral em projetos culturais

23 de dezembro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, esteve no Ministério da Cultura, na tarde desta 5ª feira…

LEIA MAIS