NOTÍCIAS

Cancana produz 4.631 toneladas de manganês em 2014

9 de fevereiro de 2015

A Brasil Manganês Corporation (BMC), joint venture da Cancana Resources com a Ferrometals BV, sua maior acionista, produziu 4.631 toneladas de manganês em 2014. De acordo com comunicado da Cancana da última quinta-feira (5), ao lon

A Brasil Manganês Corporation (BMC), joint venture da Cancana Resources com a Ferrometals BV, sua maior acionista, produziu 4.631 toneladas de manganês em 2014. De acordo com comunicado da Cancana da última quinta-feira (5), ao longo do ano, a BMC investiu US$ 300 mil em segurança, equipamentos e melhorias nas plantas de processamento das minas Rio Madeira e Jaburi, ambas em Rondônia.

rn

Em Rio Madeira, a BMC, antiga Rio Madeira Comércio Importação e Exportação de Minério, produziu 2.887 toneladas de manganês em 2014, com uma média de 181 toneladas produzidas por semana, chegando a 410 toneladas em uma única semana.

rn

Já na mina Jaburi, a produção de manganês no ano passado ficou em 1.744 toneladas, com produção média semanal de 125 toneladas e um pico de 228 toneladas por semana.

rn

O teor do material produzido pela Cancana é monitorado por trincheiras e cerca de 118 amostras estão sendo avaliadas pelo laboratório SGS, em Belo Horizonte (MG). Segundo a Cancana, os ensaios para classificação final do produto estão pendentes, mas os resultados, até o momento, indicam um teor médio de 53,2% de manganês.

rn

No início do ano passado, as atividades em Rio Madeira foram paralisadas por cinco semanas, enquanto melhorias foram implementadas. Durante o período, a planta operou em apenas um turno por dia, permitindo que a BMC fizesse as correções necessárias nas operações.

rn

Em dezembro do ano passado, a Cancana fechou um termo de compromisso vinculativo com a Ferrometals para transferir os direitos minerários que pertenciam à M.L.B. de Nogueira Mineração para a BMC, aumentando a participação da Cancana na joint venture para 32,5%. De acordo com comunicado enviado ao mercado na época, os direitos serão vendidos por US$ 2,5 milhões.

rn

A BMC possui 33 direitos minerários para manganês, ouro e grupo do diamante em Rondônia e um direito para estanho no Amazonas. São 31 processos junto ao DNPM em fase de autorização e requerimento de pesquisa e três concessões de lavra para manganês em Roraima, segundo dados do Jazida.com.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM celebra 45 anos e concentra ações para transformar e renovar o setor mineral

8 de dezembro de 2021

Ao longo dessas últimas quatro décadas e meia, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) expandiu suas ações focando-as em mais responsabilidade  com…

LEIA MAIS

Especialistas debatem sobre o TSM durante a Arminera

22 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do painel “Programa para uma mineração sustentável (HMS-TSM): aplicação…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS