Capes e ITV lançam pós-doutorado em Mineração e Desenvolvimento Sustentável
20 de julho de 2016
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior divulgou o novo programa de bolsas de estudo de pós-doutorado em parceria com o Instituto Tecnológico Vale
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 18, o edital nº 20/2016, referente ao novo programa de bolsas de estudo de pós-doutorado em parceria com o Instituto Tecnológico Vale (ITV), destinado a conceder cotas de bolsas a programas de pesquisa do ITV para realização de pesquisas científicas e inovação tecnológica na área de Mineração e Desenvolvimento Sustentável.
As propostas de projeto para a primeira chamada serão recebidas até 30 de outubro e, para a segunda chamada, de 1º de novembro até 31 de março de 2017. Os projetos que cumprirem os requisitos descritos no edital devem ser inscritos por um pesquisador, o qual será denominado coordenador do projeto.
Os projetos aprovados poderão financiar bolsas de pós-doutorado no país, com duração máxima de 24 meses, e complementação financeira da bolsa de pós-doutorado no país, com duração vinculada à duração da bolsa Capes. Os coordenadores dos projetos aprovados também receberão recurso de custeio, no valor de R$ 10 mil, em parcela única por bolsa, para ser aplicado nas atividades do bolsista.
Serão concedidas até 20 bolsas no âmbito deste edital, sendo, no máximo, uma bolsa por projeto, em duas chamadas (10 por chamada). Os benefícios da primeira chamada serão implementados a partir de março de 2017 e da segunda chamada a partir de agosto de 2017.
O prazo do projeto deverá ser definido pelo coordenador, não podendo ultrapassar a duração máxima de 36 meses, contados a partir da data de aceite do auxílio.
O ITV foi criado em 2009 com o objetivo de criar opções de futuro por meio de pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologias de forma a expandir o conhecimento e a fronteira dos negócios da Vale de maneira sustentável. O instituto possui mais de 50 pesquisadores e tem duas unidades em operação, uma voltada para temas ligados à mineração, em Ouro Preto (MG), e outra em Belém (PA), especializada em desenvolvimento sustentável.
Notícias de Mineração Brasil