NOTÍCIAS

Carvão: a hora de recuperar depósitos profundos

29 de abril de 2013

Após décadas de pesquisa o processo de gaseificação de carvão “in situ” começa a viabilizar os depósitos profundos até então abandonados. O método, de uma forma su

rn

Após décadas de pesquisa o processo de gaseificação de carvão “in situ” começa a viabilizar os depósitos profundos até então abandonados. 

O método, de uma forma sumarizada, consiste na injeção de oxigênio em furos horizontais na base da camada de carvão. O carvão em presença do oxigênio entra em combustão e o gás do carvão é expulso e coletado por dutos. O gás é estocado e processado localmente em usinas elétricas ou em plantas de transformação do gás em combustíveis e gasolina. 

As pressões e temperaturas da ignição são elevadas e geram vários gases como CO2, H2, CO, CH4, NO, H2S e SO. Alguns são aproveitados no processo e outros considerados contaminantes.

rn

O método tem baixo custo operacional, praticamente não usa mão de obra e permite a utilização de camadas de carvão profundas que não poderiam ser lavradas economicamente por métodos tradicionais.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Geólogo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programa Integrar Contra a Covid-19 lança campanha de saúde mental em Paracatu

1 de outubro de 2020

Dando sequência ao suporte à comunidade durante a pandemia do novo coronavírus, a Kinross Brasil Mineração expande as ações do “Programa Integrar…

LEIA MAIS

Anglo American e Governo de Minas firmam convênio para melhorias viárias no município de Serro

16 de março de 2022

A Anglo American e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra), por meio…

LEIA MAIS

O uso da água subterrânea na mineração é tema do PodMinerar desta terça-feira

7 de dezembro de 2022

A gestão dos recursos hídricos e das águas subterrâneas e os desafios do setor mineral para utilização e manejo da…

LEIA MAIS