rnA Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM) está juntando informações para serem apresentadas ao governo que mostram a importância do carvão mineral de ser utilizado como f
rn
A Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM) está juntando informações para serem apresentadas ao governo que mostram a importância do carvão mineral de ser utilizado como fonte de energia. A intenção da entidade é fazer com que o segmento volte a entrar nos leilões do setor, o que não ocorre desde a assinatura do Acordo de Copenhague, em 2009, que impôs metas na emissão de CO2 aos países até 2020. Segundo a ABCM, o Sul do país está com seu abastecimento energético no limite e corre sérios riscos de ter um apagão semelhante ao que atingiu as regiões Norte e Nordeste na semana passada. “Há um contra-senso do governo ao evitar as térmicas de carvão mineral e incentivar a venda de carros”, diz Fernando Zancan, presidente da entidade por um bom tempo.
rn
Projetos de térmicas a carvão mineral somam US$6 bi no RS
rn
Segundo dados da ABCM, o Rio Grande do Sul soma mais de US$ 6 bilhões em investimentos em térmicas a carvão mineral que já foram aprovados, mas ainda não saíram do papel. “A situação é de risco na região Sul para os próximos dois anos. Estamos rezando para chover e isso não pode acontecer”, diz Zancan, ao citar a perda de 2,7 mil MW no estado gaúcho até 2013, grande parte por conta do corte da energia que era importada da Argentina.
rn
Fonte: Brasil Econômico
O diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Júlio Nery, participou da mesa de abertura…
LEIA MAISInédita no setor em nível global, iniciativa de mineradoras brasileiras em parceria com a WeWork pretende impactar positivamente a competitividade…
LEIA MAISAo longo de cada ano, o IBRAM – Mineração do Brasil realiza diversos eventos voltados a compartilhar novidades, conhecimentos, novas práticas e…
LEIA MAIS