rn O setor produtivo mineral ganhou um ponto de encontro na capital paraense. A Casa da Mineração, uma empreitada conjunta do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e Instituto Brasileiro
rn
O setor produtivo mineral ganhou um ponto de encontro na capital paraense. A Casa da Mineração, uma empreitada conjunta do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), foi inaugurada ontem, em cerimônia que reuniu representantes da indústria de mineração do estado, sindicatos e associações de outras partes do país e representantes do poder público.
rn
O espaço funcionará como sede do Simineral e Ibram, mas também reunirá um acervo completo de informações sobre a mineração no estado e no país, servirá de espaço para reuniões e debates entre entidades da área, poder público e sociedade civil, além de abrigar exposições e mostras fotográficas ligadas ao tema. “Queremos que a população se aproprie desse espaço”, diz o presidente da Simineral, José Fernando Gomes Junior.
rn
Fernando lembra que a indústria de mineração é responsável por 92% da exportação do estado, gera mais de 230 mil empregos diretos e indiretos, mas a população não a tem como algo próximo. “Temos mantido conversações com a Secretaria de Educação do Estado para que os alunos de escolas públicas façam visitas ao espaço e aprendam mais sobre o tema”. Para os estudantes de nível superior e profissionais da área, o acervo de informações reunidas no espaço também será útil, já que anuários da produção mineral do estado e publicações nacionais desenvolvidas pelo Ibram também poderão ser encontrados no local. “Temos reunido aqui um acervo completo sobre a mineração de todo país”, afirmou o presidente do Simineral.
rn
Fernando afirma que o Pará é uma potência mineral, mas ainda não tem uma noção exata do seu tamanho. “Somos o segundo estado minerador, e caminhamos para ser o primeiro, com a descoberta de novas jazidas”. Ações do Simineral como a publicação do Anuário Mineral do Pará e a construção da Casa da Mineração formam um esforço para mudar essa situação. “A atividade mineradora no Pará tem pouco mais de trinta anos, enquanto em Minas Gerais já tem mais de trezentos. Ainda há muito a se fazer”, disse.
rn
CONQUISTAS
rn
Em seu discurso inaugural, Fernando citou algumas conquistas do setor no estado nos últimos meses como os projetos de lei que instituíram o Dia da Mineração e a criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração. Durante a cerimônia foi anunciado que a Ordem dos Advogados do Brasil Sessão Pará (OAB/PA) aderiu à Frente com a criação da Comissão de Fiscalização dos Royalties da Mineração.
rn
Por fim foi anunciado também o lançamento da Exposibram Amazônia 2012, que reúne a Exposição Internacional de Mineração da Amazônia e o 3º Congresso de Mineração da Amazônia, e desde já se constitui num dos mais importantes eventos da área na região.
rn
Fonte: Diário do Pará
Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável dos municípios e estados onde atua no Brasil, a mineradora Anglo American está realizando…
LEIA MAISMultinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal realiza o treinamento gratuito Segurança em Máquinas…
LEIA MAISO Ministério da Economia disponibilizou para consulta de subsídios as Normas Regulamentadoras (NRs) nº 13, 22, 36, 37 e os…
LEIA MAIS