NOTÍCIAS

CBMina 2025 será realizado em Ouro Preto (MG), ampliando a parceria com academia

12 de maio de 2025

O evento é uma realização do IBRAM em parceria com os departamentos de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

O 12º Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Mina Subterrânea expandiu suas parcerias. Nesta edição, além da coordenação do DEMIN UFMG, o CBMina incluiu a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) na lista de instituições que conduzem o evento.

A nova parceria contribuirá para ampliar a participação da academia e enriquecer o debate científico, segundo Aline Nunes, Gerente de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). “Estamos buscando aproximar ainda mais o meio acadêmico como um todo. Esta edição, sendo realizada em Ouro Preto, uma cidade universitária no coração de Minas Gerais, traz essa proximidade e com todo charme que vem com a história da região”, afirmou. De acordo com Aline, cerca de 150 trabalhos devem ser submetidos para análise no congresso.

O CBMina, como é conhecido, reúne profissionais da academia e da indústria de mineração para analisar, discutir e valorizar pesquisas desenvolvidas por acadêmicos e profissionais da área sobre lavra a céu aberto, lavra subterrânea e seus temas correlatos. O objetivo é promover a aproximação e a troca de ideias entre empresas, poder público e a academia. O evento ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de agosto, 100% presencial, em Ouro Preto, Minas Gerais.

Neste ano, a edição deverá pautar também os desafios operacionais dos empreendimentos de mineração frente às questões climáticas e como a mineração tem buscado se tornar mais resiliente. Um tema em ascensão no Brasil, especialmente, com a proximidade da COP 30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). “As palestras abordarão questões como eficiência energética, descarbonização e os impactos dos eventos climáticos extremos no processo da mineração, destacando como as empresas estão se adaptando às transformações”, ressaltou.

O regulamento para a inscrição dos trabalhos já está disponível no site do congresso. Há uma lista de 16 temas para submissão de trabalhos. Ao final do evento, no dia 28 de agosto, serão premiados os três melhores trabalhos na categoria Universidade e os três melhores na categoria Profissional.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Cenário da mineração brasileira foi apresentado pelo IBRAM em encontro nacional sobre calcário agrícola

30 de outubro de 2023

O atual cenário da mineração brasileira e a agenda regulatória do setor foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado…

LEIA MAIS

Secretário de Mineração, Alexandre Vidigal, anuncia plano de ação para mineração

28 de janeiro de 2020

“A mineração é um produto muito bom. Não é propaganda enganosa”. As frases são do Secretário de Geologia, Mineração e…

LEIA MAIS

JMC Yamana Gold investe na contratação de mulheres

20 de dezembro de 2021

Programa Diversidade Feminina vem desenvolvendo e integrando cada vez mais a presença da mulher na empresa Mineração também é lugar…

LEIA MAIS