11ª edição do CBMINA, realizado pelo IBRAM, começou na última 3ª feira, em Belo Horizonte (MG)
A evolução e os desafios da indústria da mineração foram abordados na solenidade de abertura da 11ª edição do Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Mina Subterrânea (CBMINA), nesta 3ª feira (12/9), em Belo Horizonte (MG). O Congresso é realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“O IBRAM tem a preocupação de congregar todos aqui no CBMINA, em torno dos compromissos que o setor assumiu com a sustentabilidade e a responsabilidade com tudo e com todos à sua volta”, ressaltou o vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva. Ele representou o diretor-presidente, Raul Jungmann. O evento promove um intercâmbio entre estudantes, professores, pesquisadores, autoridades, executivos e profissionais ligados ao setor mineral para a apresentação de novas proposições e abordagens para a evolução constante da atividade da mineração.
O vice-reitor da UFMG, Professor Alessandro Fernandes, destacou a preocupação da Universidade com o ESG e a sua relação com o seto mineral. “Sabemos da importância da mineração para o nosso país, (a importância) da Universidade para agregar valor ao setor, que é o que buscamos com este evento, mas, sobretudo, é fundamental promover toda essa aprendizagem, este avanço social, econômico e ambiental do Brasil com responsabilidade”, analisou.
Vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva – crédito: divulgação
Também estavam presentes à solenidade de abertura o vice-reitor da Escola de Engenharia da UFMG, Henrique Resende Martins; a chefe do Departamento de Engenharia de Minas da UFMG, Andréia Bicalho Henriques; o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD) do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel, Welter Alves das Chagas; o coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, Tenente Coronel Carlos Eduardo Lopes; o superintendente Regional da Serviço Geológico do Brasil, Marlon Marques Coutinho; o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Leonardo Rodrigues; o chefe de gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Daniel Ferreira; o professor do DENIM da UFMG, Cláudio Lúcio Lopes Pinto; e o diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM, Julio Nery.
O CBMINA iniciou-se na parte da manhã com um amplo debate entre especialistas da mineração de todo o Brasil. Os principais temas apresentados foram: evolução das condições operacionais nas minas subterrâneas e suas influências nas relações de trabalho; declarações de recursos e reservas e o título minerário como garantia de financiamento; e a formação profissional e carreiras no setor mineral. A parte da tarde foi reservada para apresentação de trabalhos técnicos inscritos no Congresso.
Cerimônia de abertura da 11ª edição do CBMINA – crédito: divulgação
Apoios e Patrocínios
O evento conta com o patrocínio da Lundin Mining (Platina) e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM (Bronze).
Apoiam institucionalmente o evento a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em Geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais (Abfa), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (AbremiI), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo (Sindipedras).
O evento conta ainda com o apoio editorial de Revista Eae Máquinas, Minérios & Minerales, Mineração e Sustentabilidade, e dos sites Climatempo, Conexão Mineral e Notícias Sustentáveis.
Clique aqui e veja a cobertura fotográfica do evento.
A Mineração Serra Verde traz a público atualizações em seu projeto de Terras Raras em Minaçu, Goiás, que proporcionarão ainda mais segurança,…
LEIA MAISO diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Júlio Nery, participou da mesa de abertura…
LEIA MAISO IBRAM recebeu, em sua sede, em Brasília, uma missão representativa do Estado de Perak, organizada pela embaixada da Malásia….
LEIA MAIS