Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) promove este ano, em Belo Horizonte (MG), a nona edição do Congresso Brasileiro de Minas a Céu Aberto e Minas Subterrâneas (CBMINA). O evento será realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os dias 1º a 3 de agosto e a programação prevê apresentação de trabalhos técnicos, palestras e workshop.
Durante três dias, profissionais do setor mineral, do governo e da Academia vão mostrar caminhos para garantir o desenvolvimento e o crescimento da atividade minerária brasileira, bem como apresentar os avanços tecnológicos e as soluções de problemas adotadas pela indústria nas áreas de lavra a céu aberto e subterrânea.
O evento é promovido desde a primeira edição em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas da UFMG. Segundo o Professor Cláudio Pinto, coordenador Técnico do CBMINA, essa é uma excelente oportunidade para os futuros profissionais da mineração vivenciarem possíveis trajetórias da vida profissional no âmbito da engenharia de minas e buscarem uma melhor preparação na área específica de sua atuação futura. “Nesta edição do CBMINA o tema central vai abordar as barragens de rejeito e alternativas de deposição”, afirma.
Para o Diretor-Presidente do IBRAM, Walter Alvarenga, esse tipo de parceria com universidades garante benefícios para ambas as partes. “A aproximação das empresas com as universidades e com os centros de pesquisa faz com que se crie um elo capaz de gerar resultados imediatos, principalmente no que diz respeito à pesquisa aplicada e à capacitação de recursos humanos”, analisa. Para ele, esse evento vem se caracterizando, ao longo dos anos, como um dos mais importantes fóruns de discussão técnica sobre mina a céu aberto e subterrânea, meio ambiente, mineração e os aspectos econômicos e legais relacionados à atividade.
A cada edição, os trabalhos passam por uma avaliação técnica. Os primeiros colocados são premiados. Em 2018 serão contemplados os três melhores trabalhos na Categoria “Estudantes de Cursos Técnicos e Graduação” e o melhor na Categoria “Profissional”.
Estudante de pós-doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Camilla Zacche, esteve presente à última edição do CBMINA. “Esse congresso permite aos participantes ter acesso aos principais assuntos de relevância ocorridos em todos os âmbitos da mineração, além da oportunidade de conhecerem as aplicações práticas e desenvolvimentos recentes do setor mineral”. Para ela, o CBMINA possibilita o intercâmbio de conhecimento e ideias e agrega soluções aos problemas que se apresentam. Camila participou da edição de 2014 com o trabalho “Fatores de mínima-máximas autocorrelações aplicada à estimativa de teores” e conquistou o 2º lugar.
Interessados em participar com submissão de trabalhos técnicos devem fazer a inscrição até o dia 13 de abril pelo site do CBMINA (http://portaldamineracao.com.br/evento/9o-cbmina/). Os autores recebam a confirmação do aceite dos trabalhos até 18 de maio.
Serviço:
CBMINA
Local: Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG)
Data: 1º a 3 de agosto
Mais informações em: http://portaldamineracao.com.br/evento/9o-cbmina/ ou no telefone (31) 3444 – 4794.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) revelou na última terça-feira, 22, no escritório em Belo Horizonte (MG) os grandes vencedores…
LEIA MAISO Ministério da Economia disponibilizou para consulta de subsídios as Normas Regulamentadoras (NRs) nº 13, 22, 36, 37 e os…
LEIA MAIS20 mineradoras e centenas de fornecedores do setor mineral já confirmaram a participação na rodada de negócios do e-Mineração: Evento…
LEIA MAIS