NOTÍCIAS

CBPM arrenda jazida de insumos para produção de vidro

27 de fevereiro de 2015

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Vitro do Brasil Indústria e Comércio assinaram um contrato de arrendamento, que prevê a instalação e operação de uma mina para lavra e beneficiamento da

rn

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Vitro do Brasil Indústria e Comércio assinaram um contrato de arrendamento, que prevê a instalação e operação de uma mina para lavra e beneficiamento da areia silicosa de Santa Maria Eterna, município de Belmonte (BA). O empreendimento deverá render para a CBPM royalties anuais em torno de R$ 175 mil, o equivalente à produção de 25 mil toneladas por ano.

rn

A área, de titularidade da CBPM, possui 246,36 hectares e foi ofertada ao mercado na modalidade de concorrência pública para arrendamento, sendo arrematada em fevereiro deste ano pela Vitro do Brasil. O contrato foi assinado na sede da CBPM na última quarta-feira (25).

rn

O termo de compromisso para instalação da fábrica já havia sido assinado entre os mexicanos e o governo da Bahia em setembro de 2014. A Vitro vai investir R$ 210 milhões e gerar 500 empregos na implantação na unidade fabril, apostando na qualidade da sílica de Santa Maria Eterna, considerada de alta pureza e com baixíssimo índice de ferro.

rn

Todos os trabalhos de instalação e operação da mina serão conduzidos sob responsabilidade técnica, gerencial e financeira da Vitro do Brasil, conforme previsto no contrato de arrendamento de direitos minerários firmado com a CBPM.

rn

A CBPM, empresa de pesquisa e desenvolvimento mineral do Estado da Bahia, realiza levantamentos geológicos básicos como mapeamento geológico e levantamentos geofísicos e geoquímicos, prospecção e pesquisa de recursos minerais.

rn

A Vitro do Brasil é controlada pela mexicana Vitro Sociedad Anónima Bursátil de Capital Variable, com sede no Estado de Nuevo Leon. A empresa é uma das maiores produtoras de vidros no México, inclusive de vidros planos para a indústria automobilística e deverá produzir, em Camaçari (BA), embalagens de vidro inicialmente para frascos de cosméticos e perfumes. As informações são da CBPM.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasi

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM defende projetos de inovação apoiados pelo BNDES

27 de abril de 2023

Em nota divulgada nesta 5ª feira, 27/4, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) manifesta o seguinte: Não existe no mundo…

LEIA MAIS

Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

Programa Integrar Contra a Covid-19 lança campanha de saúde mental em Paracatu

1 de outubro de 2020

Dando sequência ao suporte à comunidade durante a pandemia do novo coronavírus, a Kinross Brasil Mineração expande as ações do “Programa Integrar…

LEIA MAIS