NOTÍCIAS

CBPM lidera ranking de alvarás de pesquisa mineral em 2014

13 de março de 2015

Os dados consolidados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) apontam a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) como a empresa que obteve o maior número de títulos minerários no ano passado, regist

Os dados consolidados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) apontam a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) como a empresa que obteve o maior número de títulos minerários no ano passado, registrado entre as 25 superintendências do órgão federal em todo o país com 259 alvarás de pesquisa. O resultado é mais que o dobro da segunda colocada, a Congonhas Minérios, que obteve 125 autorizações até 30 de novembro.

rn

Os alvarás concedidos à CBPM foram para pesquisa de barita, calcário, chumbo, cobre, ferro, fosfato, níquel, ouro, pirita, talco e zinco nos estados da Bahia e Piauí.

rn

O desempenho da CBPM contribuiu significativamente para a Bahia.

rn

Na comparação com resultado nacional a Bahia também foi destaque. O país teve 12.215 alvarás de pesquisa autorizados pelo DNPM no ano passado contra 13.562 em 2013, uma queda de 9,93%. Na contramão, os 2.097 alvarás de pesquisa outorgados à Bahia em 2014 representaram um aumento de 11,72% em relação ao ano anterior, quando obteve 1.877 alvarás.

rn

Na avaliação qualitativa o resultado baiano também é considerado expressivo, em função do número de requerimentos de pesquisa. O resultado mostra que, apesar do cenário de dificuldades na economia, agravado pela indefinição de um novo Marco Regulatório da Mineração, a Bahia, em especial a CBPM, mostrou que com muita dedicação é possível superar a crise anunciada.

rn

 

rn

 

 

Fonte: CBPM

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



31 de julho: prazo final para inscrições com desconto no Congresso Brasileiro de Mineração

22 de julho de 2022

Estão abertas as inscrições para interessados em participar das palestras e debates que serão realizados durante a Expo & Congresso Brasileiro…

LEIA MAIS

Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

17 de outubro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS

Samarco: os três anos do rompimento de Fundão

5 de novembro de 2018

O rompimento da barragem de Fundão completa 3 anos. Uma realidade que faz parte da jornada da Samarco. O dia…

LEIA MAIS