NOTÍCIAS

Centaurus aumenta em 33% recursos DSO do projeto Candonga

2 de setembro de 2014

A atualização de recursos JORC do projeto de minério de ferro Candonga, da Centaurus Metals em Minas Gerais, apontou 1,2 milhão de toneladas de minério pronto para entrega (DSO, na sigla em inglês). O volume r

A atualização de recursos JORC do projeto de minério de ferro Candonga, da Centaurus Metals em Minas Gerais, apontou 1,2 milhão de toneladas de minério pronto para entrega (DSO, na sigla em inglês). O volume representa um aumento de 33% em relação as 900 mil toneladas registradas na última estimativa de recursos, de agosto do ano passado.

rn

O teor de ferro também aumentou, passando de 58,6% Fe para até 63,3% Fe. De acordo com comunicado ao mercado desta segunda-feira (1), das 1,2 milhão de toneladas de DSO, 1 milhão de toneladas são de recursos medidos e indicados, com teor de 63,3% de ferro. O restante é de recursos inferidos, com teor de 63,2% de ferro.

rn

A Centaurus afirmou que a atualização apoiará o estudo de viabilidade de Candonga, que está previsto para ser concluído até final deste mês. A previsão anterior era para agosto. A primeira produção é estimada para o primeiro trimestre de 2015.

rn

Segundo a mineradora, os resultados recebidos a partir da sondagem adamantada e amostragem em grande volume de trincheira têm demonstrado que o itabirito de alto teor em Candonga pode produzir de 25% a 40% de minério de ferro granulado (lump), com teor médio de 64% Fe, usando um processo simples de triagem a seco. O material DSO restante é classificado como um produto sinter feed, com teor médio 64% Fe.

rn

Os recursos DSO fazem parte de uma estimativa global dos recursos minerais de Candonga, que está agora em 9,4 milhões de toneladas, com teor de 43,7% Fe.

rn

Como parte do estudo de viabilidade do projeto, foram iniciados o planejamento de mina e o trabalho de otimização da cava com a BNA Micromine Engineers. Segundo a Centaurus, uma série de empreiteiras visitaram o local e já apresentaram propostas comerciais que estão sendo analisadas pela mineradora. A Centaurus não revelou os nomes das empresas participantes do processo.

rn

O pedido de Guia de Utilização (GU), que permite a mineração de 300 mil toneladas de minério por ano, foi apresentado ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em abril deste ano. A visita do DNPM ao local está prevista para o final de setembro. Segundo a Centaurus, após a visita, a aprovação da GU é estimada para um prazo de quatro a seis semanas.

rn

“Estamos muito satisfeitos com os resultados da recente sondagem em Candonga, que permitiu elevar significativamente tanto a tonelagem quanto o teor DSO do projeto. Esses recursos constituem a base do nosso estudo de viabilidade, que já está bem avançado e em vias de ser concluído no final deste mês”, afirmou Darren Gordon, diretor administrativo da Centaurus.

rn

Candonga é um depósito satélite localizado a 33 quilômetros ao sul do projeto de minério de ferro Jambreiro, o principal ativo da empresa no Brasil. Candonga tem capacidade nominal de 2 milhões de toneladas por ano e os recursos medidos, indicados e inferidos somam 116,5 Mt.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



AngloGold Ashanti disponibiliza vagas para jovens

1 de outubro de 2020

Inscrições no Programa Mining Experience devem ser feitas on-line e os selecionados começam a trabalhar ainda neste ano A AngloGold Ashanti está…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

8 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

NLMK participa da M&T Expo 2018

29 de outubro de 2018

A siderúrgica NLMK vai participar da edição de 2018 da MT&Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que…

LEIA MAIS