NOTÍCIAS

Centaurus confirma alto teor de minério de ferro em Candonga

25 de novembro de 2014

A Centaurus Metals confirmou ontem (24) o potencial de mineralização de alto teor de minério de ferro pronto para entrega (DSO, na sigla em inglês) em seu recém-adquirido projeto Candonga West, que fica cerca de oito

A Centaurus Metals confirmou ontem (24) o potencial de mineralização de alto teor de minério de ferro pronto para entrega (DSO, na sigla em inglês) em seu recém-adquirido projeto Candonga West, que fica cerca de oito quilômetros do projeto Candonga, em Minas Gerais.

rn

De acordo com comunicado ao mercado nesta segunda-feira, o estudo magnético, recentemente concluído, confirmou a localização de um grande número de alvos identificados através do programa de mapeamento da superfície, que apontou novas anomalias com potencial para DSO de alto teor.

rn

Os resultados proporcionam, entre outros benefícios, a oportunidade de a Centaurus estender a vida útil da mina de Candonga, que tem primeira produção prevista para o segundo trimestre de 2015.

rn

De acordo com a Centaurus, os projetos Candonga e Candonga West estão localizados entre 80 e 160 quilômetros de uma provável base de clientes domésticos, onde é forte a demanda por minério de ferro granulado (lump).

rn

O mapeamento magnético da área do projeto Candonga West mostrou extensões da mineralização de alto teor em quatro alvos: Harpia, Arara, Gavião e Papagaio. No alvo Harpia, o material pode ser rastreado ao longo de um filão de cerca de 800 metros. No entanto, os resultados mostram potencial para estender-se por até 1,2 quilômetro, juntando-se ao alvo Tucano.

rn

Novos resultados de amostras destes alvos apontaram teores de mais de 66%, com baixo nível de impurezas. Um novo alvo, nomeado Urutau, foi identificado a cerca de 1 quilômetro a leste do alvo Papagaio.

rn

Os novos resultados reforçam a estimativa inicial de recursos de 3,5 milhões a 8 milhões de toneladas de DSO, com teor de 64% a 67% de ferro, com mais 20 milhões a 40 milhões de toneladas de mineralização de itabiritos com teor de 35% a 45% de ferro.

rn

De acordo com o diretor administrativo da Centaurus, Darren Gordon, o trabalho de exploração preliminar em Candonga West tem retornado resultados interessantes, aumentando a confiança da companhia no potencial DSO de alto teor do projeto.

rn

“As informações das pesquisas magnéticas e do mapeamento do solo nos ajudou a definir as metas de sondagem para o primeiro trimestre do próximo ano, que nos permitirá definir os recursos JORC iniciais de Candonga West”, afirmou Gordon.

rn

Segundo ele, à medida que a empresa avança no desenvolvimento de Candonga, com baixo custo operacional, está ficando claro um crescimento de longo prazo em Candonga West que, de acordo com Gordon, tem potencial para se tornar o segundo polo de produção de minério de ferro DSO da companhia.

rn

O projeto Candonga é um depósito satélite localizado a 33 quilômetros ao sul do projeto de minério de ferro Jambreiro, o principal ativo da Centaurus no Brasil.

rn

O estudo de viabilidade de Candonga, recentemente concluído, apontou capacidade de produção de 300 mil toneladas de DSO por ano, em uma operação de baixo custo, necessitando de investimentos na ordem de US$ 3,14 milhões.

rn

A mineradora garantiu a aquisição de Candonga West através de um pacote de direitos minerários que inclui quatro autorizações de pesquisa, para um total de 4.051 hectares, além de 12 requerimentos de autorizações de pesquisa e outras três áreas que totalizam 11.786 hectares.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Especialistas vão debater reputação no e-MINERAÇÃO

2 de maio de 2022

A indústria da mineração tem uma característica que a difere de outras atividades industriais: ela não pode se instalar de…

LEIA MAIS

Congresso Aço Brasil 2019 debate o futuro do setor

8 de agosto de 2019

Nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, o Instituto Aço Brasil reunirá autoridades, empresários e especialistas para debater…

LEIA MAIS

IBRAM renova liderança e defende protagonismo do setor

21 de janeiro de 2019

Com grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…

LEIA MAIS