NOTÍCIAS

Centaurus deve iniciar extração na região do Vale do Rio Doce

28 de maio de 2014

A Centaurus Metals, mineradora com capital australiano e sediada em Belo Horizonte, anunciou ontem que deu entrada no pedido de Guia de Utilização (GU) junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), visando &ag

A Centaurus Metals, mineradora com capital australiano e sediada em Belo Horizonte, anunciou ontem que deu entrada no pedido de Guia de Utilização (GU) junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), visando à extração de minério de ferro no projeto Candonga, na região de Guanhães (Vale do Rio Doce). Caso obtenha a autorização, a empresa poderá produzir até 300 mil toneladas/ano.

rn

A GU consiste em uma autorização, em caráter excepcional, para a extração de minerais durante a fase de pesquisa até a concessão da lavra. De acordo com o comunicado divulgado, a companhia estima que a licença poderá ser obtida nos próximos seis meses.

rn

Candonga está a 33 quilômetros do Projeto Jambreiro, principal empreendimento da mineradora, instalado em São João Evangelista, no Vale do Rio Doce. O empreendimento visa à exploração em pequena escala de minério de alta qualidade.

rn

Além do pedido de GU, a mineradora deu início ao processo de licenciamento ambiental do empreendimento junto aos órgãos ambientais estaduais. Conforme o comunicado, a empresa já apresentou o Relatório de Controle Ambiental e Plano de Controle Ambiental (RCA/PCA) à Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram), vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

rn

Pasto – De acordo com a Centaurus, o processo de licenciamento ambiental é relativamente simples no projeto por conta dos parâmetros operacionais. Além disso, a empreendimento está localizado em área de pasto e não requer a intervenção em vegetação nativa.

rn

A companhia anunciou também o início de um programa de sondagem nas jazidas localizadas no Vale do Rio Doce. A empresa decidiu acelerar o desenvolvimento do projeto em função dos resultados positivos obtidos através de pesquisas realizadas em Candonga. Foram identificados minerais de alta qualidade, com teor de 66% de ferro e baixa impureza. Além disso, o material compreende minério de ferro granulado e pronto para a entrega. As reservas nas jazidas são de aproximadamente 11,9 milhões de toneladas de minério de ferro.

rn

Jambreiro – O principal empreendimento da Centaurus em Minas Gerais é o Projeto Jambreiro. Em uma primeira fase, o complexo minerário irá produzir 1 milhão de toneladas, com investimentos da ordem de US$ 47 milhões.

rn

O protocolo de intenções junto ao governo do Estado foi assinado em janeiro deste ano. Na ocasião, estimava-se que durante a construção, seriam gerados em média mil empregos. Já durante os dez anos de vida útil da mina, seriam 300 postos diretos e 200 indiretos.

rn

Conforme o cronograma apresentado anteriormente pela Centaurus, as obras de implantação do complexo minerário deverão ser iniciadas ainda neste semestre. O startup do projeto deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2015.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Diário do Comércio

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Expo Dubai: missão aos Emirados Árabes tem mais de 150 participantes de Minas Gerais

22 de novembro de 2021

Expo Dubai – crédito: divulgação Representantes do governo, entidades de classes e empresários mineiros de vários setores industriais participam da…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos lança Banco de Talentos de Diversidade

27 de outubro de 2020

A Votorantim Cimentos, empresa líder do setor de materiais de construção, lança seu primeiro Banco de Talentos de Diversidade, com…

LEIA MAIS

Termina nesta 4ª feira (20/4) prazo de inscrições gratuitas para rodadas de negócio do e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022

20 de abril de 2022

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores e de todo o país podem participar, gratuitamente, da seleção para as…

LEIA MAIS