NOTÍCIAS

Centaurus inicia sondagem em Itabira em busca de ouro

20 de julho de 2016

A campanha inclui 2.500 metros de sondagem adamantada e vai testar vários alvos com boas características geofísicas e geoquímicas a uma profundidade de 300 metros

A Centaurus Metals afirmou hoje que começou a campanha inicial de sondagem do projeto de ouro Mombuca, próximo a Itabira (MG). A campanha inclui 2.500 metros de sondagem adamantada e vai testar vários alvos com boas características geofísicas e geoquímicas a uma profundidade de 300 metros, diz um comunicado divulgado ontem (19) pela companhia.
 
A sondagem vai começar no prospecto ITZ, que é uma anomalia geoquímica que se alonga por 1.500 metros onde há veios de quartzo com sulfetos, do tipo que hospedam ouro. Amostras de rochas retiradas do local mostraram teores de até 12,2 g/t de ouro e diversas anomalias de polarização induzida (IP, em inglês) foram identificadas.
 
“Quando a sondagem for concluída no prospecto ITZ, a plataforma irá para o prospecto Bela, que está localizado 1,5 quilômetro a leste. Bela […] é um alvo excepcional com várias características positivas do ponto de vista geofísico”, diz a Centaurus em nota.
 
Segundo o comunicado, o prospecto Bela une as características de um alvo com uma forte cargabilidade IP com uma baixo aspecto magnético dentro de uma área de elevado magnetismo, o que representa um “excepcional alvo de exploração para sulfetos” que indicam a presença de ouro, sendo similar à superfície estudada pela equipe de exploração.
 
“Estamos empenhando muitos esforços para desenvolver esses alvos e no preparo da sondagem do projeto. Agora estamos muito animados em ter a oportunidade de testá-los. A sondagem já começou no prospecto ITZ, onde vemos uma combinação de anomalias geofísicas e geoquímicas, tudo em uma área coberta por garimpos históricos”, disse o diretor-executivo da Centaurus, Darren Gordon, em nota.
 
“Parte das anomalias de cargabilidade que estamos verificando se estendem por mais de 250 metros de profundidade, a partir da superfície, e coincidem com a mineralização de sulfetos encontrada na superfície. Os furos de sondagem da Centauros serão os primeiros furos profundos a serem feitos na região em busca de mineralização de ouro”, afirmou Gordon.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBPM e IBRAM firmam parceria para organização de eventos com empresários da mineração baiana

28 de janeiro de 2020

O CBPM Convida, evento mensal promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), recebeu um reforço de peso para as próximas…

LEIA MAIS

Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux decide favoravelmente para a Corte recepcionar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7598) apresentada pelo IBRAM

26 de fevereiro de 2024

A ADI é contra artigos da lei nº 12370/2023 do estado de Mato Grosso. Esta lei cria taxa de fiscalização…

LEIA MAIS

Diretores do IBRAM participam do lançamento do Instituto Lítio Verde

7 de julho de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, acompanhado do vice-presidente do Instituto, Fernando Azevedo e Silva, participou nesta…

LEIA MAIS