NOTÍCIAS

CENTAURUS INICIA TRABALHOS DE EXPLORAÇÃO E PESQUISA EM PROJETO DE COBRE NO CEARÁ

4 de dezembro de 2015

A Centaurus Metals informou na última quinta-feira (3) que começou as atividades de exploração no projeto de cobre Aurora, no Ceará, adquirido em outubro pela mineradora.

A Centaurus Metals informou na última quinta-feira (3) que começou as atividades de exploração no projeto de cobre Aurora, no Ceará, adquirido em outubro pela mineradora. Os primeiros trabalhos são voltados para a integração de dados históricos geológicos e geofísicos, incluindo validação e interpretação das informações.

A mineradora australiana disse que os trabalhos incluem análise dos dados sobre o magnetismo do solo e de polarização induzida (IP, na sigla em inglês), que já estão em andamento. As informações são de comunicado enviado ao mercado nesta quinta-feira pela companhia.

A Centaurus contratou o geofísico Rober Ellis, que é especialista em projetos de metais básicos na América do Sul, para ajudar nessa fase de exploração do projeto. Ellis, que fica sediado nos Estados Unidos, já trabalhou com Kinross Gold, AngloGold Ashanti, Barrick e Codelco. A experiência mais longa do geofísico foi com a Yamana Gold no Brasil, segundo a mineradora.

A Centaurus disse que esses trabalhos iniciais permitirão inversões 3D com os dados a serem produzidos e comparados com as representações 3D de resultados históricos de sondagem. Dessa forma, vão fornecer um entendimento mais detalhado da estrutura geológica e da mineralização do projeto Aurora, adquirido junto à Terrativa Minerais.

“Nós tivemos muita sorte em ter acesso a uma rica base de dados históricos geológicos e geofísicos de Aurora, que nunca foram integrados e modelados em 3D. Com a modelagem desses dados e comparação com resultados antigos de sondagem, nós teremos um método de custo muito baixo para gerar alvos iniciais para sondagem”, disse Darren Gordon, diretor-geral da Centaurus.

Dependendo dos resultados desses trabalhos, a mineradora vai começar uma nova pesquisa geofísica, que será liderada por Ellis, que vai incluir trabalhos de IP e eletromagnetismo na superfície para definir os alvos-chave da campanha inicial de sondagem da Centaurus em Aurora. Os levantamentos geofísicos devem ter início no começo do ano que vem.

Dados históricos de sondagem no projeto de cobre, compilados pela Terrativa, incluem interseções de 12,5 metros com 2,4% Cu; 9,5 metros com 1,6% Cu; 6,9 metros com 0,93% Cu, entre outros.

Na segunda-feira (30), a Centaurus anunciou a captação de US$ 505 mil, por meio de um programa de compra de ações e de uma emissão privada que envolve o presidente da Terrativa, para investir na exploração e pesquisa do projeto Aurora.

Clique aqui e acesse a matéria.

Fonte: Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS

Mining Hub encerra o primeiro M-Spot com soluções inovadoras para a mineradora Vale

27 de maio de 2021

Mining Hub encerra o primeiro M -Spot com soluções inovadoras – crédito: divulgação As 14 startups selecionadas para o primeiro…

LEIA MAIS

Expo Dubai: missão aos Emirados Árabes tem mais de 150 participantes de Minas Gerais

22 de novembro de 2021

Expo Dubai – crédito: divulgação Representantes do governo, entidades de classes e empresários mineiros de vários setores industriais participam da…

LEIA MAIS