NOTÍCIAS

Centaurus pode produzir até 500 mtpa de minério granulado em Candonga

19 de agosto de 2014

A Centaurus Metals informou que de 20% a 25% da mineralização de alto teor de itabirito do projeto Candonga, em Minas Gerais, possui minério de ferro granulado pronto para entrega (DSO). Os ensaios de classificação

rn

A Centaurus Metals informou que de 20% a 25% da mineralização de alto teor de itabirito do projeto Candonga, em Minas Gerais, possui minério de ferro granulado pronto para entrega (DSO). Os ensaios de classificação realizados nas amostras de sondagem adamantada apontaram minério de ferro granulado com 65,7% de ferro e poucas impurezas.

rn

De acordo com o comunicado enviado ao mercado na segunda-feira (18) pela empresa, a mineralização de alto teor de itabirito proporciona um minério de ferro sinter feed pronto para entrega com 65,5% de ferro. O itabirito de alto teor teve 100% de recuperação de massa.

rn

A Centaurus informou que ensaios de classificação anteriores, obtidos a partir de amostras de trincheiras, indicaram que uma taxa de até 40% de minério de ferro granulado pode ser alcançada quando a mina estiver em operação.

rn

Segundo a mineradora, o estudo de viabilidade para avaliar Candonga como uma possível operação DSO deve ser concluído no fim de setembro deste ano. A Centaurus disse que espera começar a produzir no primeiro trimestre de 2015.

rn

A mineradora recebeu o primeiro lote de ensaios do programa de sondagem adamantada de Candonga em 11 de agosto. Os resultados mostram uma série de interseções de alto teor, próximas da superfície, e confirmam o potencial DSO do projeto. Entre as interseções estão 24,6 metros com teor de 64,4% de ferro, 20,3 metros com teor de 62,3% de ferro e 20 metros com teor de 66,0% de ferro.

rn

“Nós estamos muito satisfeitos com os resultados recentes dos ensaios de classificação no projeto Candonga. Esses testes vão continuar a nos fornecer, com confiança, a qualidade do minério de ferro granulado e sinter feed e o potencial de Candonga para se tornar uma operação DSO no início de 2015”, disse Darren Gordon, diretor administrativo da mineradora.

rn

A Centaurus afirmou que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) planeja agendar uma visita ao site do projeto Candonga como parte do processo para que a mineradora obtenha o Guia de Utilização (GU), solicitado em abril deste ano. A Centaurus aguarda também a aprovação da Licença Ambiental (LA), requerida em maio, por parte da Supram.

rn

“A expectativa é ver um alto nível de atividade e um fluxo de notícias nos próximos meses à medida que seguimos com o desenvolvimento de Candonga e, paralelamente, demos sequência no processo para garantir acordos off-take e financiamentos para o projeto Jambreiro”, afirmou Gordon.

rn

Candonga é um depósito satélite localizado a 33 quilômetros ao sul do projeto de minério de ferro Jambreiro, o principal ativo da empresa no Brasil. Candonga tem capacidade nominal de 2 milhões de toneladas por ano e os recursos medidos, indicados e inferidos somam 116,5 Mt.

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Os financiamentos à mineração brasileira em debate no e-Mineração

14 de junho de 2021

Um dos segmentos mais estratégicos da nossa economia, o setor mineral, faturou, apenas no 1º trimestre de 2021, cerca de…

LEIA MAIS

Mining Hub recebe visita de produtores da indústria do açúcar

18 de fevereiro de 2020

O setor mineral brasileiro e suas inovações foram amplamente debatidos durante a manhã desta sexta-feira (14/2) no Mining Hub, único hub…

LEIA MAIS

O uso da água subterrânea na mineração é tema do PodMinerar desta terça-feira

7 de dezembro de 2022

A gestão dos recursos hídricos e das águas subterrâneas e os desafios do setor mineral para utilização e manejo da…

LEIA MAIS