NOTÍCIAS

Centro de memória morro velho exibe rico acerrvo da Anglogold Ashanti

10 de junho de 2013

 rnPara manter a proximidade com as comunidades vizinhas às operações e valorizar sua trajetória, grandes empresas não podem abrir mão da preservação de sua memória. E é com e

 

rn

Para manter a proximidade com as comunidades vizinhas às operações e valorizar sua trajetória, grandes empresas não podem abrir mão da preservação de sua memória. E é com esse intuito que a AngloGold Ashanti Brasil, mantém, desde 1994,  o Centro de Memória Morro Velho, em Nova Lima. Trata-se de um espaço histórico-cultural aberto ao público, que reúne um rico acervo sobre a evolução da empresa desde sua criação, pelos ingleses, em 1834.

rn

O complexo é abrigado em um casarão do século XIX, a “Casa Grande”, construída pela família do Padre Antônio Pereira de Freitas, um dos primeiros proprietários da Mina de Morro Velho. Após a chegada dos ingleses, a Casa Grande serviu de moradia aos superintendentes da companhia. O imóvel sempre foi um lugar especial para a empresa, não só pelo seu estilo colonial português e pelos amplos jardins, como também pelo seu caráter histórico. Por isso, é totalmentepreservado pela empresa, que também mantém no local suas instalações administrativas.

rn

Salas

rn

Na Casa Grande funciona também um rico museu. São 12  espaços que tratam  temas específicos e que também revelam o mobiliário e utensílios usados na companhia até os anos 1990. O conjunto de chá em porcelana presenteado à empresa pela seleção de futebol inglesa, em 1950, é um mimo que agrada os olhos de qualquer pessoa.

rn

Na Sala dos Presidentes, são exibidas fotos dos presidentes que compõem a história da empresa, a partir de 1834 até os dias atuais, além de vídeo e TV para exibições de informações institucionais sobre a empresa. Na Sala das Premiações, estão em exposição vários prêmios que a empresa vem recebendo ao longo de sua história, fruto da participação na vida da comunidade e das inovações tecnológicas promovidas na mineração e na metalurgia.

rn

Na Sala Medicina, destacam-se ampolas radiológicas do início do século XIX, que compunham o aparelho de raios-X da Morro Velho. Há também uma mesa cirúrgica de madeira, do século XIX, de fabricação inglesa e única no Brasil, além de vasto instrumental médico-hospitalar. A Sala da Geologia exibe várias amostras de minerais e rochas das diversas minas da Morro Velho, instrumentos de trabalho de campo de geólogos, martelo, teodolitos, níveis de engenharia, incluindo câmara para microfotografia mineral para estudos petrográficos.

rn

Na mesma linha, a Sala de Metalurgia abriga, como peça mais importante, a réplica de madeira, em escala reduzida, de um pilão californiano (máquina de triturar minério), que foi utilizada pela empresa no século XIX até meados do século XX. Várias balanças e outros instrumentos de precisão também compõem o acervo. Na Sala da Mineração, uma antiga maquete de madeira, da Mina Grande, é o destaque.

rn

Há ainda uma sequência das lanternas usadas pelos mineiros no subsolo, acionadas a óleo de mamona ou à bateria. Também é apresentada a evolução das perfuratrizes, desde as mais simples e rudimentares até os jumbos eletro-hidráulicos.

rn

No ano passado, a empresa fez o inventário de todo esse acervo. O Centro de Memória Morro Velho é aberto à visitação às quartas-feiras e quintas-feiras e aos sábados e domingos, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Sua visita pode ser agendada pelo telefone (31) 3589-1716.

rn

Prêmio

rn

A AngloGold Ashanti Brasil recebe, na terça-feira (11/06), o Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA), edição 2012. O prêmio é uma iniciativa do governo do estado, e uma das principais do país, com o objetivo de incentivar as organizações mineiras a buscarem a excelência na gestão ambiental de seus negócios. A solenidade de entrega do PMGA, marcada para as 17h, no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, terá a presença do governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, de representantes da empresa e autoridades.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Produção mineral cresce 14% em toneladas no 3º trimestre

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) compilou novos dados sobre a indústria da mineração brasileira em 2021. No 3º trimestre…

LEIA MAIS

e-MINERAÇÃO realiza painel sobre descaracterização de barragens

2 de maio de 2022

Os desafios e expectativas para a descaracterização de barragens serão debatidos  no e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022, evento 100% online e gratuito. O painel…

LEIA MAIS

Avaliação de riscos e implantação de projetos pode representar 25% do total de investimentos em obras industriais implantadas no Brasil, diz painelista do e-Mineração

12 de junho de 2023

O segundo painel do e-Mineração em 2023 vai tratar do tema “Riscos na Gestão de Implantação de Projetos na Mineração”….

LEIA MAIS