A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na Vale. Iniciado em 2017, o COI trouxe um novo modelo de trabalho para o negócio, baseado no “ótimo local x ótimo global”, ou seja, na sinergia e colaboração em prol de resultados globais. Hoje, é um dos responsáveis pelo aumento da margem de lucro do minério de ferro, melhorando nossa agilidade para resposta às oscilações do mercado e análise de oportunidades.
Neste mês, o Centro de Operações Integradas Global completa um ano. Localizado em Nova Lima (MG), o COI Global é responsável pelo planejamento de médio prazo de Ferrosos, da mina até o cliente, reunindo equipes no Brasil, China, Malásia, Singapura e Suíça. Atualmente, avança no desenvolvimento de novas ferramentas de tecnologia para suporte à tomada de decisão, otimização e gestão de informação em toda a cadeia.
Evolução: COI dos Corredores e Centro de Excelência
Além do COI Global, o modelo também conta com o Centro de Excelência e o COI dos Corredores. O Centro de Excelência, implementado no fim de 2017, atua para alavancar, em conjunto com as engenharias e as áreas operacionais, o desempenho dos processos e ativos de toda a cadeia de valor do minério de ferro e carvão. O COI dos Corredores, responsável pela programação e controle da mina ao porto no Brasil, finalizou a fase de desenho do novo modelo em agosto deste ano, e já iniciou a fase de implantação em conjunto com as equipes dos corredores Norte e Sudeste.
Projeto em fase inicial fortalece relacionamento colaborativo de mineradoras e municípios em prol da qualidade de vida das populações. Em…
LEIA MAISO contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.
LEIA MAISHugo Barreto, ex-secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, será o responsável pelos projetos sócio-culturais da empresa e pela Fundação Vale A…
LEIA MAIS