NOTÍCIAS

CETEM e INT depositam no INPI pedido de patente de invenção no setor mineral

31 de agosto de 2015

O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), depositaram no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (IN

O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), depositaram no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os pedidos de patentes de invenção intituladas Processo de formação de tubetes e/ou vasos poliméricos agrícolas utilizando como carga resíduos minerais e Polipropileno com resíduos de rochas ornamentais para produção de armação de óculos.

rn

Resíduo de rocha ornamental na fabricação de armação de óculos de alta resistência

rn

O Polipropileno com Resíduos de Rochas Ornamentais para Produção de Armação de Óculos, de autoria dos pesquisadores Roberto Carlos da Conceição Ribeiro, Marcia Gomes de Oliveira e Fernanda Veloso de Carvalho, é um processo para geração de armação de óculos formada com polipropileno e resíduos oriundos da lavra e beneficiamento de rochas ornamentais. Os resíduos apresentam granulometria ultrafina e minerais de interesse, caracterizando-o com elevado potencial para aplicação como carga mineral. Ao fim do processo obtém-se uma armação de óculos com alta resistência mecânica, flexibilidade e leveza.

rn

Uso de resíduo de rocha ornamental: de problema ambiental a fertilizante de solo

rn

O Processo de Formatação de Tubetes e/ou Vasos Poliméricos Agrícolas Utilizando como Carga Resíduos Minerais, invenção de Roberto Carlos da Conceição Ribeiro e Marcia Gomes de Oliveira, refere-se a um processo para geração de tubetes e/ou vasos poliméricos agrícolas formados com ECOFLEX e resíduos oriundos da lavra e beneficiamento de rochas ornamentais e minerais, que são utilizados para fixação das mudas de plantas durante a plantação e são enterrados no solo. À medida que o polímero se degrada e os tubetes e vasos são deteriorados, os nutrientes presentes nos resíduos, como potássio, fósforo, cálcio e magnésio, são fixados no solo, nutrindo a ele e também as plantas. Os resíduos apresentam granulometria ultrafina e teores de potássio, magnésio, cálcio e fósforo caracterizando-o com elevado potencial para aplicação no setor agrícola. O invento permitirá a incorporação de elementos fertilizantes na matriz do polímero biodegradável, que é atualmente utilizado nas plantações e que só tem a função pura e simples de fixação das mudas ao solo. Com isso, à medida que o mesmo se decompõe, os elementos como cálcio e magnésio poderão corrigir o pH do solo de forma lenta e os elementos como fósforo e potássio poderão fertilizar o solo e as mudas de plantas.

rn

 

rn

 

 

Fonte: CETEM

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS

Comitiva Brasileira marcará presença na edição de 2019 do PDAC

19 de setembro de 2018

Considerado um dos mais tradicionais eventos de mineração mundial, o Prospectors and Developers Association of Canada será realizado em Toronto…

LEIA MAIS

Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS