NOTÍCIAS

Chegada da Aurantiaca em Conde estimula o desenvolvimento local

16 de dezembro de 2013

A chegada da Aurantiaca em Conde (BA) iniciou algumas mudanças na cidade. Para atender as demandas de mercado, a mão de obra e os comerciantes estão buscando capacitação e organização. Como a maioria d

A chegada da Aurantiaca em Conde (BA) iniciou algumas mudanças na cidade. Para atender as demandas de mercado, a mão de obra e os comerciantes estão buscando capacitação e organização. Como a maioria dos comerciantes não tem formalização como empresa, a ideia é reverter essa realidade para alavancar a economia local.

rn

 “A empresa trabalha para construir com a comunidade local uma relação de parceria de longo prazo. Cerca de 70% dos colaboradores da Aurantiaca são locais, moradores do Conde. A empresa tem como política, sempre que possível, desenvolver fornecedores locais para os produtos comprados”, explica Roberto Lessa, vice-presidente da Aurantiaca.

rn

Segundo Marly Madeirol, prefeita de Conde, a Aurantiaca tem intenção de investir na cidade mas a falta de documentação atrapalha. “Iremos contatar o Sebrae para fazer uma feira do empreendedor, para auxiliar os produtores e comerciantes locais  a investir em documentação, legalizar o comércio. Tivemos uma reunião com o Banco Central no sentido de apoiar essas pessoas na organização do seu comércio”, afirma.

rn

A gerente da unidade da Sodexo, responsável pelo refeitório da fábrica da Aurantiaca, a nutricionista Juliana Vieira, afirma que procura trabalhar com 100% dos funcionários da cidade. “Hoje temos seis profissionais, entre cozinheiros, oficiais de cozinha, ajudantes e oficiais de serviço. Tivemos muita dificuldade para achar esses profissionais. Agora, quatro meses após o funcionamento da unidade, estamos conseguindo mostrar como é o nosso padrão e eles estão se adequando à realidade de atendimento a uma grande empresa”, afirma a nutricionista. Segundo Juliana, a empresa busca fazer aquisições de produtos em fornecedores locais. “Mas eles precisam se desenvolver, apresentar uma nota fiscal para que possamos realizar as compras. Os fornecedores precisam atender a um padrão de qualidade e estar nos conformes”, acrescenta a nutricionista.

rn

A Secretaria Municipal de Agricultura afirma que está fechando uma proposta para viabilizar a produção de hortas para fornecer legumes e verduras para o restaurante da indústria. “Estamos incentivando três projetos para que as pessoas produzam e possam fornecer para o restaurante da indústria e produção local. Ainda não está fechado, mas essa é a nossa intenção. Estamos incentivando o trabalho desses pequenos produtores para investir em hortas e suprir essa demanda. Mas é preciso ser colocado em prática”, afirma o secretário de Agricultura, Cláudio Teles.

rn

Um exemplo de empresa que já está sentindo os benefícios econômicos que a Aurantiaca está trazendo para o comércio do município, o posto de gasolina Jequitibá calcula um aumento de 25% de faturamento. Segundo o auxiliar administrativo do estabelecimento, Paulo da Paz Conceição, a chegada da Aurantiaca na região está beneficiando a todos. “Fornecemos combustível para máquinas agrícolas e trator da fazenda, além de vender para os carros dos funcionários da Frysk, em grande quantidade. Passamos a oferecer exclusivamente na região o óleo BS10, um diesel menos poluente. Antes a empresa buscava o produto em Alagoinhas, porém, após solicitação, passamos a fornecer”, conta o funcionário.           

rn

O proprietário do Mercado União, José Vieira, afirma que as coisas vão melhorar ainda mais quando a fábrica estiver a pleno vapor. “Muitos funcionários da região estão sendo contratados. Isso faz diferença no comércio local, pois essas pessoas gastam o que ganham dentro da cidade. Com  a fábrica em funcionamento haverá novas contratações e a economia será ainda mais beneficiada”, comenta Vieira.

rn

A Aurantiaca registrou, através de uma carta de intenção, o interesse em comprar fardamentos produzidos pela associação de artesanato do Conde. “Com a carta de intenção, encaminhamos um projeto à Sudic (Superintendência do Desenvolvimento Industrial e Comercial). Estamos pleiteando R$150 mil para aquisição de maquinário de fardamento, para fornecermos não só para a empresa, mas também para escolas do município. “A iniciativa vai desenvolver socialmente e tecnicamente esse grupo de artesãos, gerar renda e dividendos para a nossa região”, explica Cláudio Teles.

rn

Segundo o secretário, na parte habitacional o município também está tendo uma demanda crescente. Conde está atraindo mais gente capacitada e qualificada para abrir novos negócios. “As pessoas já estão buscando incentivo de financiamento para abrir novos hotéis e pousadas. Estão sendo feitos três loteamentos para novos condomínios, para atender a demanda das pessoas que vêm de fora, que trabalham para o próprio grupo Aurantiaca. No comércio, já estamos entrando com a viabilização de mais máquinas de cartão de crédito e débito”, comenta Cláudio Teles.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Minérios e Minerales

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS

CADE aprova compra da Ferrous pela Vale

3 de junho de 2019

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição do controle acionário da mineradora Ferrous…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos lança Banco de Talentos de Diversidade

27 de outubro de 2020

A Votorantim Cimentos, empresa líder do setor de materiais de construção, lança seu primeiro Banco de Talentos de Diversidade, com…

LEIA MAIS