Programa de Desenvolvimento de Fornecedores cria diferencial estratégico na cadeia de suprimentos. Em Goiás, mineradoras buscam envolver fornecedores em gestão de sustentabilidade.rnDe um lado, grandes empresas e suas necessidade
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores cria diferencial estratégico na cadeia de suprimentos. Em Goiás, mineradoras buscam envolver fornecedores em gestão de sustentabilidade.
rn
De um lado, grandes empresas e suas necessidades de comprar na região onde atuam, de estabelecer relacionamento comercial com fornecedores que aliem gestão e sustentabilidade, sejam competentes, ágeis e capazes de atender a requisitos de qualidade e outros definidos por elas mesmas. De outro, empresas fornecedoras que precisam de oportunidades de negócios, porém, muitas vezes, se encontram desmotivadas a investir em melhorias e capacitação para atender às exigências dessas grandes empresas e ter longevidade.
rn
A aproximação desses dois lados para gerar união, confiabilidade e bons negócios para ambos foi possível pela aliança de três mineradoras, parceiras do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás), para gestar o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF). Sob os eixos da capacitação e do fortalecimento, o programa foi o caminho encontrado pela Anglo American, AngloGold Ashanti e Votorantim Metais para dar sustentabilidade a seus negócios e dos fornecedores de produtos e/ou serviços, em cinco municípios goianos – Barro Alto e Goianésia, na Região Centro Goiano; Niquelândia, Crixás e Uruaçu, Norte do Estado.
rn
De acordo com o gerente geral da cadeia de suprimentos da Anglo American, Osnir Montin, o programa está totalmente alinhado com a estratégia da empresa, que em âmbito mundial foca o desenvolvimento de fornecedores locais. “Identificar e capacitar fornecedores que estão localizados nas comunidades onde operamos, desenvolvê-los para atuar no segmento de mineração e no futuro em outros segmentos de mercado, faz parte de nossa visão de longo prazo. Queremos fortalecer nosso compromisso com a comunidade onde atuamos, ser parceiros de escolha de nossos fornecedores locais e promover de forma proativa o desenvolvimento econômico e social dessas comunidades.”
rn
Interação e transformação local
rn
Pelo fato de a produção mineral envolver cadeias industrializadas complexas, ter um parque fornecedor qualificado é fundamental para as três mineradoras. Por isso, o programa do IEL busca o desenvolvimento e a excelência das empresas locais em gestão, processos e produtos.
rn
A estratégia vai ao encontro de um dos valores estabelecidos pela AngloGold Ashanti, de tornar melhores as comunidades onde mantém operações. “Uma das maneiras de colocarmos isso em prática é a priorização da contratação de mão de obra e de fornecedores locais com o objetivo de incentivar a capacitação e a busca constante pelo desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das regiões onde atuamos. O programa certamente contribuirá para elevar ainda mais a qualificação dos empresários locais e estimular o desenvolvimento na região, a busca por inovação, resultando em aumento da competitividade no mercado e na ampliação das possibilidades de crescimento e de novos negócios para as empresas”, comenta Ewerton Trindade, gerente geral de Serviços e Suporte.
rn
Estimular a competitividade, a gestão, buscar atuação social e ambientalmente responsável e, principalmente, promover a qualificação profissional da cadeia de suprimentos e o fortalecimento de outros agentes locais, como as entidades de classe, são alguns dos desafios que levaram as três mineradoras e se unir no âmbito do PDF. O programa tem em seu cerne o estabelecimento de um ambiente de negócios maduro e promissor, passando pela preparação de fornecedores e pelo envolvimento com instâncias públicas e privadas.
rn
A Votorantim Metais, que conta hoje com aproximadamente 7 mil fornecedores cadastrados e homologados em todo o Brasil, tem como desafio a contratação prioritária de fornecedores das regiões próximas às unidades de operação, segundo Ricardo Porto, diretor de suprimentos. “É a forma de obter ganhos e sinergias para os nossos negócios e incentivar o desenvolvimento econômico e a geração de emprego.”
rn
Fornecedores qualificados fazem a diferença
rn
O desempenho de uma organização produtiva é certamente afetado pelo desempenho de seu parque fornecedor e discutir a respeito do assunto é questão imperativa nos dias atuais. Ao adquirir produtos e serviços de seus fornecedores, as empresas compradoras levam, concomitantemente, soluções ou problemas interligados a uma série de fatores que impactam os negócios desde a linha de produção ao consumidor final.
rn
Devido à importância do fornecedor e sua posição de “parceiro” do negócio, estimulá-lo a aprender e a fazer gestão é estratégia para a construção de um relacionamento estruturado e organizado, capaz de apresentar respostas que satisfaçam os dois lados.
rn
Fornecedores qualificados, integrados e possuidores de conhecimentos de gestão certificados são sinônimos de eficiência, produtividade, cumprimento de normas e requisitos, segurança em decisões, menos desperdício e até da dependência de um comprador em certa localidade. São fatores que explicam a união das mineradoras para o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores que, sob coordenação do IEL Goiás, já prepara a cadeia de suprimentos para uma nova realidade de interação com as mineradoras, com o próprio negócio e com o futuro.
rn
rn
Fonte: IEL
A Anglo American e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra), por meio…
LEIA MAISO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) revelou na última terça-feira, 22, no escritório em Belo Horizonte (MG) os grandes vencedores…
LEIA MAISAcordo firmado entre a RMB e o grupo Sabes, vai proporcionar investimentos de aproximadamente US$ 200 milhões nos próximos três…
LEIA MAIS