NOTÍCIAS

Cleveland confirma itabirito em projeto de minério de ferro Minas Novas

4 de junho de 2014

A Cleveland Mining disse ontem (3) que os seis primeiros furos do programa de sondagem no projeto de minério de ferro Minas Novas, em Minas Gerais, identificaram interseção de 42 a 135 metros de itabiritos, próximo &agrave

A Cleveland Mining disse ontem (3) que os seis primeiros furos do programa de sondagem no projeto de minério de ferro Minas Novas, em Minas Gerais, identificaram interseção de 42 a 135 metros de itabiritos, próximo à superfície. A sondagem inicial abrange 14 dos 60 quilômetros de direção do corpo mineral definidos pelo levantamento aeromagnético.

rn

A sondagem de circulação reversa retornou amostras de itabirito hematítico, assim como uma hematita vermelha escura com elevado fator de fragmentação. Segundo a Cleveland, a zona rica em magnetita é cinza a cinza escuro, altamente magnética e muito densa.

rn

Segundo o comunicado da Cleveland, o governo de Minas Gerais planeja construir uma linha ferroviária de 40 quilômetros dentro da área do projeto e estudos de otimização já estão sendo conduzidos. De acordo com a mineradora, a existência de um acesso ferroviário aumentará o potencial de desenvolvimento da região.

rn

“É um excelente resultado. Certamente, seis furos, sem ensaios e testes, não são suficientes para confirmar o potencial econômico da área e esperamos ver uma variação de teor em toda a unidade. Mas os resultados iniciais oferecem um grande potencial para se trabalhar”, disse o diretor administrativo da empresa, David Mendelawitz.

rn

Segundo Mendelawitz, a gestão da Cleveland tem experiência suficiente no Brasil e na indústria global de minério de ferro para saber que descobertas como essas são tanto raras quanto potencialmente significativas.

rn

“Enquanto muitos analistas estão atualmente preocupados com o preço do minério de ferro, nós não nos preocupamos, pois temos uma operação de baixo custo, pois a história mostra que os preços estarão sempre oscilando”, afirmou.

rn

O projeto Minas Novas fica próximo a áreas conhecidas de exploração de minério de ferro. O projeto pertence à Bahmex, que assinou um acordo de venda de 80% da participação para a Cleveland e sua aliada BC Iron, através de memorando de entendimento firmado pelas empresas em maio do ano passado.

rn

A Cleveland Mining é uma empresa australiana especializada no desenvolvimento de projetos minerais na América do Sul. No Brasil, além de Minas Novas, ela possui projetos de minério de ferro na Bahia e opera a mina de ouro Premier, em Goiás.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Produção de minério de ferro da BHP cai 4% no trimestre

20 de outubro de 2017

Os números levam em consideração o minério de ferro produzido pela BHP e em parcerias em joint ventures

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na EXPOSIBRAM 2020

28 de outubro de 2019

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a…

LEIA MAIS

Expo Dubai: missão aos Emirados Árabes tem mais de 150 participantes de Minas Gerais

22 de novembro de 2021

Expo Dubai – crédito: divulgação Representantes do governo, entidades de classes e empresários mineiros de vários setores industriais participam da…

LEIA MAIS