NOTÍCIAS

Cleveland inicia operação própria da mina de ouro Premier

4 de dezembro de 2013

A mina Premier, projeto de ouro da mineradora australiana Cleveland, em Crixás (GO), está prestes a se tornar um operador e deixar de ser somente uma empresa júnior de exploração, assim que termine a fase de comissi

A mina Premier, projeto de ouro da mineradora australiana Cleveland, em Crixás (GO), está prestes a se tornar um operador e deixar de ser somente uma empresa júnior de exploração, assim que termine a fase de comissionamento do britador de mandíbula e do moinho de martelos este mês.

rn

A Cleveland substituirá o trabalho de empreiteiros, possibilitando um maior controle operacional e redução de custos, tornando um proprietário-operador.

rn

A adaptação do novo reator de lixiviação em linha (ILR), da empresa australiana Gekko Systems, está no estágio final, com data de entrega para o Brasil marcada para o dia 12 de dezembro.

rn

Cerca de 6,8 mil toneladas de ROM vão ser processadas nas próximas semanas, agora que a planta está instalada e o comissionamento chegando ao final.

rn

O ajuste elétrico do ILR está quase concluído e a instalação do produto é relativamente simples, o que possibilita a previsão de comissionamento para o final de janeiro ou início de fevereiro de 2014.

rn

O programa de comissionamento otimizará a granulometria do material, que atravessa o circuito front-end no moinho de bolas, aumentando assim a taxa de recuperação do ouro. Atualmente, a mineradora consegue uma taxa de recuperação de 60% com uma planta de separação por gravidade. Com o ILR, espera-se que a recuperação chegue a 75%.

rn

Em agosto, foram levantados fundos que garantiram o investimento nestes novos equipamentos. Nos últimos meses, a produção da Premier estava limitada ao processamento de rejeitos, devido ao fim do contrato e desmobilização do britador e por conta das obras de preparação para a incorporação do britador de mandíbula e do moinho de martelos.

rn

Segundo divulgado pela empresa em outubro, os investimentos irão garantir à Cleveland um retorno à mineração em grande escala na mina Premier.

rn

A Cleveland Mining é uma empresa australiana especializada no desenvolvimento de projetos minerais na América do Sul. No Brasil, a companhia opera a mina de ouro Premier em Goiás e projetos de minério de ferro na Bahia e em Minas Gerais.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

IBRAM participa do XXIX Encontro Nacional de Minérios e Metalurgia Extrativa

10 de outubro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pela coordenadora de Assuntos Minerários, Aline Nunes, esteve presente ao XXIX Encontro Nacional de…

LEIA MAIS

Consulado da Dinamarca realiza workshop sobre soluções sustentáveis para a mineração

20 de dezembro de 2021

O Consulado Geral da Dinamarca realizou nesta quarta-feira, 15/12, o Danish Day: Sustainable Mining. O workshop online promoveu a troca de…

LEIA MAIS