NOTÍCIAS

CNI e FIEMG participam da primeira reunião de 2021 do Comitê de Sustentabilidade do IBRAM

22 de fevereiro de 2021
Guia Setorial da Adaptação Climática, Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e o Plano de Ação do Grupo de Trabalho Águas, da Carta Compromisso, são os principais temas da reunião

O Comitê de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realizou nesta quinta, 18, a primeira reunião de 2021. O encontro virtual foi moderado pelo diretor de Relações com Associados e Municípios do IBRAM e Coordenador do Comitê, Alexandre Mello, e contou com representantes dos associados e de entidades do setor industrial. “A reunião do Comitê de Sustentabilidade é aberta a todos os associados do IBRAM. São encontros bimensais, sendo esta a primeira realizada este ano. Os temas de hoje são bem significativos e de grande valia para o setor mineral”, afirma Mello.

Durante a reunião foram debatidas três temáticas: o Guia Setorial da Adaptação Climática, lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2020; o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR); e o Plano de Ação do Grupo de Trabalho Águas, da Carta Compromisso do IBRAM Perante a Sociedade – documento que apresenta metas relacionadas à evolução dos patamares de sustentabilidade do setor mineral.

Mudanças climáticas e seus efeitos, como secas prolongadas, deslizamentos de terras e enchentes são alguns exemplos de fatores que trazem grandes impactos e prejuízos para a sociedade como um todo e riscos para o ambiente de negócios.  “Hoje em dia esse assunto permeia diversos aspectos econômicos afetando a competitividade como um todo. É importante conhecer as previsões climáticas e seus impactos para fazer um gerenciamento correto, de modo a minimizar os riscos”, ressalta a Analista de Políticas e Indústria da CNI, Rafaela Aloise.

CNI e FIEMG participam da primeira reunião de 2021 do Comitê de Sustentabilidade do IBRAM
Primeira reunião de 2021 do Comitê de Sustentabilidade do IBRAM – crédito: divulgação

Diante deste cenário, a CNI, junto ao governo federal, desenvolveu um estudo onde recomenda-se estratégias para o Brasil financiar e implementar o NDC (Contribuição Nacional Determinada) baseado em sete pilares temáticos estratégicos (foto).  Pensando no aumento da capacidade de gestão e prevenção dos riscos climáticos foi lançado, em novembro de 2020, o Guia Setorial da Adaptação Climática para orientar os empresários a elaborar um plano de adaptação com o intuito de promover e incentivar uma cultura de prevenção do risco climático na cadeia produtiva. Para acessar o guia, clique aqui .

“Sabemos que as grandes empresas passam por essa avaliação de riscos das variações climáticas, mas as médias e pequenas de mineração precisam caminhar muito para chegar a uma boa gestão climática. A ideia aqui é que o setor mineral utilize este guia, já lançado pela CNI, que é para indústria em geral, mas que vai se estender para os níveis setoriais. Vejo que será um grande avanço para o setor mineral este ano o lançamento de um guia específico da mineração”, avalia Mello.

Os Regramentos do uso do Sistema MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos) também foram abordados durante a reunião. O analista ambiental da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Guilherme Zanforlin, relatou a situação em Minas Gerais e nos estados que já possuem sistema próprio mediante a publicação da portaria nº280 do Manifesto de Transporte de Resíduos no âmbito nacional.

O esforço do IBRAM e do mercado para evitar problemas futuros é incentivar a desburocratização do sistema. Atualmente, para se transportar um resíduo de um estado que possui MTR próprio para outro que não possui é necessário um cadastro no sistema estadual e nacional. “Assim como Minas e São Paulo, que já possuem seu sistema, existem outros estados que estão em busca do seu MTR próprio. Isso significa mais um cadastro que a empresa necessita para fazer a destinação do resíduo. Já existe o sistema nacional, que é utilizado para quem não tem MTR próprio. Pedimos uma atenção do Ministério do Meio Ambiente para comunicar os órgãos estaduais a utilizarem o MTR nacional e não criar MTR próprio”, reforça Zanforlin.

No encontro virtual também foi apresentado o Plano de Ação do Grupo de Trabalho Águas, da Carta Compromisso do IBRAM Perante a Sociedade. A  gerente Corporativa de Meio Ambiente da NEXA e Coordenadora do GT Água, Ana Claudia Lima, detalhou como a ação do grupo de trabalho é conduzida e as principais discussões, resoluções e desafios até o momento. Para o diretor do IBRAM,  Alexandre Mello, a ideia é que o GT Água tenha a adesão de todos os associados do Instituto. “São várias ações desafiadoras e nós temos um grande trabalho pela frente”, ressalta.

“O que fizemos para operacionalizar o trabalho do grupo foi dividir em três subgrupos e cada um ficou responsável por assuntos que a Carta Compromisso abrange. O primeiro deles é estabelecer uma metodologia uniforme e definir indicadores de performance. O segundo compromisso é tornar públicas e disponíveis as informações de uso e consumo da qualidade das águas e afluentes. E o terceiro é participar efetivamente e apoiar os comitês de bacia, ampliando a participação dos associados nas bacias onde estão inseridos e propor ações estratégicas para o setor e para a sociedade em geral”, afirma Lima.

 

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Cenário da mineração brasileira foi apresentado pelo IBRAM em encontro nacional sobre calcário agrícola

30 de outubro de 2023

O atual cenário da mineração brasileira e a agenda regulatória do setor foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado…

LEIA MAIS

Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS

IBRAM defende projetos de inovação apoiados pelo BNDES

27 de abril de 2023

Em nota divulgada nesta 5ª feira, 27/4, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) manifesta o seguinte: Não existe no mundo…

LEIA MAIS