NOTÍCIAS

Codelco e Anglo American selam nova associação no Chile

24 de agosto de 2012

rnA mineradora estatal chilena Codelco, maior produtora de cobre do mundo, e a britânica-sul-africana Anglo American fecharam um acordo nesta quinta-feira sobre a venda de uma de suas filiais no Chile, o que acaba com 10 meses de disp

rn

A mineradora estatal chilena Codelco, maior produtora de cobre do mundo, e a britânica-sul-africana Anglo American fecharam um acordo nesta quinta-feira sobre a venda de uma de suas filiais no Chile, o que acaba com 10 meses de disputa legal.

rn

Os grupos mineiros selaram um acordo conciliatório ante um juizado civil de Santiago no qual desistiram das acusações mútuas apresentadas nos tribunais chilenos, cuja resolução poderá ser estendida por três ou quatro anos.

rn

“Anglo American e Codelco concordam em encerrar os processos e formar uma nova associação em benefício das duas empresas”, afirmaram em um comunicado conjunto.

rn

O acordo encerra as ações legais iniciadas pelas duas empresas a respeito do contrato de opção de compra da Anglo American Sul (AAS), um complexo de mineração nas proximidades de Santiago, de propriedade da Anglo American e que produz 260.000 toneladas de cobre por ano.

rn

Com o acordo, a Anglo American mantém o controle da AA Sul, reduzindo a participação de 75,5% a 50,1%.

rn

Uma sociedade entre a Codelco e a japonesa Mitsui – controlada pela estatal chilena – adquirirá 29,5% da AAS. Deste percentual, 24,5% ficarão com a Codelco, que pagou 1,7 bilhão de dólares.

rn

A Codelco, que produz 11% do cobre mundial, pretendia comprar 49% da AAS em convênio com a Mitsui, com base em um contrato que transferiu em 1978 para mãos privadas o complexo. Antes de concretizar a operação, a Anglo American anunciou a venda de 24,5% da AAS para a também japonesa Mitsubishi e advertiu que reduziria a porcentagem a qual a Codelco poderia aspirar, porque pretendia manter o controle do complexo.

rn

Segundo o acordo assinado nesta quita-feira, a japonesa Mitsubishi vendeu à Anglo American 4,1% da empresa por 890 milhões de dólares, reduzindo sua participação na AAS a 20,4%.

rn

“Estou muito contente de que tenha sido atingido um acordo que satisfaça nossa expectativas em termos de criação de valor para Codelco, reafirmando a posição da empresa como a maior produtora de cobre do mundo”, disse em um comunicado Thomas Keller, presidente-executivo da empresa.

rn

“A aliança entre Anglo American, Codelco, Mitsubishi e Mitsui cria um potencial significativo de investimentos futuros”, disse Cynthia Carrol, presidente-executivo da Anglo American.

rn

Para John Mackenzie, presidente-executivo de área de cobre da Anglo American, a nova estrutura de propriedade forma um poderoso consórcio de empresas que desenvolverá todo o potencial do distrito mineiro de Los Bronces, a principal mina da AAS e que tem as principais reservas mundiais de cobre, disse ele em uma coletiva de imprensa em Santiago.

rn

Segundo o ministro de Mineração, Hernán de Solminihac, o acordo fortalece a liderança da Codelco na indústria de cobre a nível mundial, porque significa exercer uma opção de compra em condições muito favoráveis sobre um ativo de grande valor.

rn

Ja a Federação de Trabalhadores de Cobre (FTC), que agrupa 40.000 trabalhadores da Codelco, criticou o negócio, dizendo que ele é insuficiente para a Codelco e ruim para o Chile.

rn

“A melhor alternativa para defender os interesses da Codelco era assegurar o pleno respeito ao direito de opção de compra de 49% das ações da AAS e a permanência desta propriedade em mãos da Codelco”, disse a FTC em uma declaração.

rn

 

Fonte: IN Investimento e Notícias

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na EXPOSIBRAM 2020

28 de outubro de 2019

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a…

LEIA MAIS

10º CBMINA encerra programação on-line com premiações de trabalhos técnicos

3 de maio de 2021

Evento bate recorde de inscritos: 2800 participantes. 10º CBMINA encerra programação on-line com premiações de trabalhos técnicos Estudantes e profissionais…

LEIA MAIS

Desenvolvimento de Normas Internacionais da ISO em debate

12 de novembro de 2018

Produtores, consumidores, clientes e prestadores de serviços relacionados ao Setor Mineral Brasileiro reuniram esforços para desenvolver e atualizar normas técnicas…

LEIA MAIS