NOTÍCIAS

Codelco é primeira mineradora do mundo a adotar internet industrial

6 de abril de 2015

A estatal chilena Codelco é a primeira mineradora do mundo a fazer parte do Industrial Internet Consortium (IIC), focado no desenvolvimento de normas para a Internet das Coisas. Controlar o terreno, saber onde estão os trabalhadores, em

A estatal chilena Codelco é a primeira mineradora do mundo a fazer parte do Industrial Internet Consortium (IIC), focado no desenvolvimento de normas para a Internet das Coisas. Controlar o terreno, saber onde estão os trabalhadores, em que estado se encontram e o local onde estão seus equipamentos são algumas das funções possíveis graças à internet industrial.

O consórcio coordena e gerencia esforços de colaboração entre indústria e governos para acelerar o crescimento do que é chamado de Internet Industrial.

rn

Richard Soley, diretor executivo do Consórcio, que reúne 155 empresas, onde se destacam General Electric, IBM, Microsoft e Samsung, participou de uma oficina de tecnologia e inovação da Codelco para, a partir de sua experiência, implementar o conhecimento aplicado para a mineração e ver possíveis aplicações na internet industrial para as diferentes divisões.

rn

Em seu discurso, Soley, compartilhou com os executivos da Codelco grandes mudanças em que a Internet transformou negócios para os consumidores.

rn

“A tecnologia mudou tudo para o consumidor, e quase nada para as empresas. Há exemplos em todo o mundo de aplicação da tecnologia da Internet, tais como em bancos de varejo no mundo financeiro, música, relações sociais e cinema, entre outros “, disse o presidente do consórcio.

rn

 

rn

De acordo com ele, “a mineração é uma grande oportunidade para incorporar tecnologias viáveis hoje graças à internet. Assim será possível saber a localização de trabalhadores na mina, ferramentas e itens de segurança da mina e também seria possível regular questões como gás, pressão e o entorno, tais como caminhões autônomos, e comunicação entre eles e suas faixas “, disse.

rn

A entrada para o IIC em dezembro de 2014, tornou a Codelco a primeira mineradora no mundo a fazer parte deste consórcio, o que implica uma constante troca de tecnologias com a experiência de outras empresas com as quais Codelco pode contribuir.

rn

“Mais do que uma empresa de mineração, a Codelco é uma empresa de inovação e hoje temos oportunidades reais para melhorar a produção e agilizar cada um dos processos”, disse o executivo.

rn

Para Fidel Báez, gerente de Tecnologia e Inovação Codelco, em casos como o do Centro de Modelamento Matemático “há um avanço na inovação e essas iniciativas são bem-vindas. Estamos convencidos de que a tecnologia da informação pode contribuir para o desenvolvimento da Codelco “.

rn

No que diz respeito o que significa incorporar as diretrizes do IIC à Codelco, Báez disse que as iniciativas serão distintas para cada divisão, começando com El Teniente, onde vai se trabalhar o monitoramento sísmico da mina subterrânea. As informações são do website Latinomineria.

rn

Clique aqui e acesse a matéria. 

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Série de vídeos mostra a verdadeira mineração do Brasil

10 de abril de 2018

A extração dos recursos naturais é uma atividade que sempre foi exercida pelo homem. É na natureza que ele busca…

LEIA MAIS

Comitê Técnico ISO/TC 183 (Minérios e concentrados de cobre, chumbo, zinco e níquel) realiza reuniões internacionais

9 de dezembro de 2021

Com participação virtual de especialistas das Américas, Europa, Ásia e Oceania, o Comitê Técnico ISO/TC 183 (Minérios e concentrados de…

LEIA MAIS

Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS