NOTÍCIAS

Codelco negocia mina de cobre no Equador

16 de julho de 2012

rnA Codelco, estatal chilena e maior produtora de cobre do mundo, está negociando com o governo do Equador a concessão de uma grande jazida do minério no país. Caso se confirme, o acordo abrirá caminhos para achilen

rn

A Codelco, estatal chilena e maior produtora de cobre do mundo, está negociando com o governo do Equador a concessão de uma grande jazida do minério no país. Caso se confirme, o acordo abrirá caminhos para a
chilena fazer uma expansão mais agressiva para além de suas fronteiras.

rn

A mina de Junin, localizada no norte do Equador, possui cobre e molibdênio, utilizado na fabricação de aço, suficientes para rivalizar com as maiores minas do Chile e do Peru, líderes mundiais na produção de cobre. “Junin deve ser um dos mais importantes depósitos de cobre na América do Sul”, afirmou Santiago Yepez, presidente da Câmara Equatoriana de Mineração, entidade representa as companhias que exploram minérios no país.

rn

Segundo Yepez, representantes da Codelco têm viajado constantemente a Quito, capital do Equador, para visitar a Câmara e autoridades do país.

rn

No passado, a mina de Junin foi explorada por grandes companhias multinacionais, como a japonesa Mitsubishi.

rn

Além das Fronteiras

rn

Um acordo com a Enami, estatal equatoriana responsável pela concessão das áreas de mineração do país, dará a Codelco acesso à sua primeira mina com
produção de larga escala fora do Chile desde que a companhia deixou suas operações em países como Brasil e México, onde atuou por cerca de uma década.Essa será a primeira vez que a chilena atua no Equador.

rn

O governo equatoriano não respondeu às solicitações da reportagem. A Codelco afirmou
que preferia não comentar o assunto. No início deste ano, porém, Diego Hernandez, presidente da estatal, afirmou que a companhia via Brasil e Equador como regiões prioritárias para a exploração. Na época, o executivo anunciou um plano de investimentos de US$ 127 milhões para 2012 e 2013.

rn

 

Fonte: Brasil Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM marca posição sobre DE&I na mineração, em seminário do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania

30 de maio de 2025

Setor mineral em agenda de diversidade e igualdade com foco em metas ambiciosas para 2030. Promover a equidade racial e…

LEIA MAIS

MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS

LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS