NOTÍCIAS

Codemig quer instalar fábrica de rochas ornamentais em Minas Gerais

25 de maio de 2016

A empresa pretende instalar um laboratório-fábrica no Estado para promover e fomentar a industrialização de rochas ornamentais.

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais QEle não deu detalhes sobre custos ou cronograma, mas disse que um dos objetivos é aproveitar a logística e infraestrutura favoráveis na cidade de Governador Valadares (MG).
 
Nassif palestrou em um dos painéis do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin), realizado na semana passada em Ouro Preto (MG). O LabFab terá a formulação de um modelo empresarial de uma Sociedade de Propósito Específico.
 
As SPEs correspondem a uma sociedade com as mesmas características do consórcio, porém com personalidade jurídica, que é formada para a execução de determinado empreendimento, segundo definição do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrea).
 
“Nós também projetamos um aporte de planos de negócios e de inteligência comercial para o setor de rochas ornamentais e capacitação para novas unidades na região norte-nordeste de Minas Gerais”, afirmou Nassif. Durante a palestra, o diretor da Codemig também declarou que a empresa mudou sua visão estratégica, aumentando a proximidade com o setor privado.
A unidade fabril (Fab) de rochas ornamentais terá foco de atendimento nos mercados interno e externo, com chapas, peças padronizadas, lajotas, peças seiadas (cut-to-size), novos produtos, entre outros. Também estão projetados serviços de serragem e acabamento, como elaboração de chapas com blocos de primeira qualidade e de cut-to-size com blocos de fundo de pedreira. A unidade tecnológico (Lab) tem como objetivo aprimorar a tecnologia de processos e produtos.
 
A Codemig estuda parcerias em novos projetos, com o objetivo de expandir e adequar o portfólio de investimentos e facilitar o acesso a crédito. Os principais fatores considerados na política de investimento da companhia incluem alinhamento aos eixos estratégicos do governo de Minas Gerais; plano de negócios atraente; baixo risco; entre outros. 
 
A empresa também quer participar de Conselhos de Administração, ter direito a voto afirmativo e disse que vai comprar fatias de pequenas empresas privadas por meio da Codemig Participações.
 
A companhia faz parte do Sistema Operacional de Desenvolvimento Econômico do Estado, criado “com o objetivo de criar um ambiente favorável aos negócios e à atração de investimentos, permitindo a qualificação da mão-de-obra, estimulando a competitividade das empresas e o acesso a novas tecnologias, oferecendo novas linhas de crédito e investindo em infraestrutura”, segundo website do governo.
 
O sistema é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e integrado pela Codemig, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) e Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg).
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



EXPOSIBRAM 2023: inscrições abertas para o maior evento da mineração do Brasil

25 de maio de 2023

As inscrições para a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023) e o Congresso Brasileiro de Mineração estão abertas. A edição…

LEIA MAIS

Evento em 20/6, em Belém, debaterá oportunidades de investimentos na mineração

13 de junho de 2022

As perspectivas e oportunidades de bons negócios para a indústria mineral no Pará e no Brasil nas próximas décadas serão…

LEIA MAIS

Participe da consulta pública para 8 protocolos do TSM

17 de outubro de 2022

Está aberta a consulta pública, lançada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), para receber contribuições ao processo de adaptação e tradução…

LEIA MAIS