NOTÍCIAS

COEMA aprova a Licença Prévia do Alumina Rondon

24 de abril de 2014

Na manhã desta quarta-feira, 23, o Conselho Estadual de Meio Ambiente do Pará (COEMA) aprovou a Licença Prévia (LP) do Projeto Alumina Rondon. O empreendimento prevê a implantação de uma refinaria de al

rn

Na manhã desta quarta-feira, 23, o Conselho Estadual de Meio Ambiente do Pará (COEMA) aprovou a Licença Prévia (LP) do Projeto Alumina Rondon. O empreendimento prevê a implantação de uma refinaria de alumina integrada com mina de bauxita, no município de Rondon do Pará.

rn

O COEMA ratificou o Parecer Técnico emitido pela SEMA que avaliou positivamente  o Projeto, considerando sua viabilidade ambiental e relevância para o desenvolvimento do Estado do Pará.

rn

“A aprovação da Licença Prévia representa a confiança da sociedade à Votorantim Metais e ao Alumina Rondon, especialmente no que diz respeito à responsabilidade ambiental da empresa e ao padrão de classe mundial do empreendimento”, declara Sérgio Carvalho, coordenador de Sustentabilidade do Alumina Rondon.

rn

Um dos grandes diferenciais do Projeto é a integração da mina de bauxita com a refinaria de alumina.

rn

Qualificação

rn

A contratação e a capacitação de mão de obra e de fornecedores priorizarão a população e empresários locais. Desde o segundo semestre de 2013, a Votorantim Metais está realizando uma série de qualificações que visam formar profissionais não apenas para o Projeto, mas também para o mercado de trabalho. Os cursos são executados em parceria com as prefeituras de Rondon do Pará, Dom Eliseu e Abel Figueiredo; SENAR, IFPA, SENAI, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Ministério da Educação, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

rn

A expectativa é que, entre 2014 e 2015, sejam capacitados cerca de sete mil moradores de Rondon do Pará, Dom Eliseu e Abel Figueiredo. “O Alumina Rondon está em processo de licenciamento ambiental, mas julgamos importante já prepararmos o município e seus moradores, para receber o empreendimento. A qualificação da mão de obra local faz parte dos princípios da Votorantim Metais e, quanto mais profissionais capacitados tivermos na região, maiores são as chances de inserção de moradores no mercado de trabalho e no Projeto”, explica Sérgio Oliveira.

rn

Em 2013, a Votorantim Metais também assinou o protocolo de intenções com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (SEICOM) para desenvolvimento de fornecedores, dentro do Plano Estadual de Atração de Novos Negócios. A empresa  está em tratativas para estabelecer parceria com o SEBRAE e com a FIEPA (Federação das Indústrias do Estado do Pará) através do programa REDES (Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará)  para qualificar as empresas da região.

rn

Apoio à Gestão Pública

rn

Em Rondon do Pará, a Votorantim Metais está desenvolvendo o Programa de Apoio à Gestão Pública, uma iniciativa do Instituto Votorantim e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em parceria com a Prefeitura local. O programa contempla projetos relacionados à melhoria da Gestão Pública Municipal e Planejamento Físico e Territorial (Plano Diretor, Plano de Saneamento, Plano de Mobilidade e Plano de Habitação).

rn

Os projetos de Modernização da Gestão Pública visam qualificar a administração municipal para elaborar propostas para melhoria geral dos setores sociais básicos, tais como a área tributária, educação, saúde e assistência social, bem como qualificar servidores para gerir a aplicação dos recursos captados. E os de Planejamento Físico e Territorial têm como objetivo apoiar o poder público municipal a viabilizar recursos para execução de obras de infraestrutura, como abastecimento de água, resíduos sólidos, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais.

rn

Sobre a Votorantim Metais

rn

A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina. A companhia possui dezessete unidades: onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

26 de setembro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM participa de evento na Suíça sobre rastreabilidade do ouro

2 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, desembarcou na Suíça para participar de workshop sobre rastreabilidade do…

LEIA MAIS

BNamericas lança pesquisa sobre o panorama de investimentos na América Latina

27 de maio de 2021

Qual o futuro das principais indústrias da América Latina? Para responder a esta questão, a BNamericas lança pesquisa para identificar…

LEIA MAIS