NOTÍCIAS

Começa reunião das Câmaras Especializadas de Geologia e Minas em Cuiabá

16 de agosto de 2012

rnA terceira reunião ordinária da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas (CEGM) do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) teve início na manhã de hoje, no Hotel Taiamã, e

rn

A terceira reunião ordinária da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas (CEGM) do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) teve início na manhã de hoje, no Hotel Taiamã, em Cuiabá, e reúne os coordenadores das câmaras especializadas dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas). Na abertura da reunião, o presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, agradeceu a presença do conselheiros e desejou um ótimo trabalho, além disso reforçou a necessidade de continuar “trabalhando para defender as profissões do Sistema Confea/Crea”.

rn

Após as boas-vindas, o superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) de Mato Grosso, o engenheiro de Minas Márcio Correia, apresentou detalhes sobre o Relatório Anual de Lavra (RAL). De acordo com Correia, o RAL pode ser comparado a declaração do Imposto de Renda, que é anual e obrigatória e também pode gerar multa e outras penalidades se não for entregue corretamente, e dentro do prazo.

rn

“O RAL ainda causa muitas dúvidas e estou aqui para minimizar algumas delas. Primeiramente o RAL é uma declaração obrigatória aos detentores e arrendatários de títulos que autorizam a extração de bens minerais. O RAL é utilizado pelo DNPM e pela União para definir políticas de investimento no setor mineral e para ter controle das extrações”, esclarece Correia.

rn

Ainda sobre o RAL, Correia explicou o método utilizado para o preenchimento correto do formulário, disponível no portal (https://ralweb.dnpm.gov.br/). “Este ano tem uma novidade na declarão: a opção específica para quem explora minas com barragem. Antes os profissionais inseriam os dados no campo ‘outras informações’ e agora não é mais necessário. Mas ainda há a opção para informações complementares quando não existir o campo específico relacionado a atividade”, afirma.

rn

Correia finalizou a palestra explicando que o DNPM segue a recomendação do Sistema Confea/Crea para determinar o responsável técnico de acordo com a atividade realizada. O superintendente apresentou ainda a legislação mais recente relacionada ao RAL, como o Código de Mineração.

rn

A reunião segue até sexta-feira, 17, e ainda constam na pauta discussões sobre a atuação de profissionais estrangeiros na área de Geologia e Minas no Brasil e a situação das escolas técnicas e de nível superior.

rn

Também estiveram presentes na abertura do evento o coordenador nacional da CEGM, Gilberto Oliveira; o coordenador adjunto, Rodrigo Sato; o coordenador da Câmara mato-grossense, Mário Cavalcanti de Albuquerque; o conselheiro do Crea-MT Sivaldo Gomes e o coordenador do Crea-Jr de Mato Grosso, Cauibi Kuhn.

rn

 

Fonte: 24 Horas

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM e Sebrae irão firmar acordo de cooperação para fortalecer pequena e média mineração

26 de fevereiro de 2024

Criar projetos voltados a integrar as pequenas e médias empresas do setor de mineração às boas práticas ESG, além de…

LEIA MAIS

Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS