NOTÍCIAS

Comissão aprova programa de enriquecimento do solo com micronutrientes

18 de outubro de 2012

rnA Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na terça-feira (17), proposta que cria o Programa Nacional de Mineralização dos Solos. O objetivo é incentivar o enri

rn

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na terça-feira (17), proposta que cria o Programa Nacional de Mineralização dos Solos. O objetivo é incentivar o enriquecimento do solo utilizado para o cultivo de plantas por meio da adição de micronutrientes.

rn

De acordo com a proposta (PL 2727/11), do deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), o enriquecimento aumentará o valor nutricional dos alimentos, contribuindo para melhorar a saúde da população.

rn

O texto foi aprovado com quatro emendas apresentadas pelo relator, deputado Lira Maia (DEM-PA). Entre as alterações aprovadas está a retirada do texto do projeto dos elementos iodo, flúor, crômio, estanho, vanádio e arsênio. Segundo o relator, esses elementos não devem ser adicionados aos solos, pois, em quantidade excessiva, poderia contaminá-los e tornarem-se tóxicos aos seres vivos.

rn

Micronutrientes

rn

Estes são os micronutrientes essenciais para a alimentação de seres humanos e animais de criação, de acordo com o texto aprovado: ferro, zinco, cobre, cobalto,selênio, manganês, molibdênio,silício e níquel.

rn

Além desses, outros elementos poderão ser incluídos na lista por órgãos públicos federais responsáveis pelas áreas de saúde e agricultura, com base em trabalhos científicos reconhecidamente válidos.

rn

Outra emenda suprime expressão para eliminar a possibilidade de que os recursos sejam desviados do setor agropecuário para aplicação no setor mineral. A terceira emenda indica os projetos de pesquisa destinados à identificação e desenvolvimento de fontes de minerais condicionadores de solo como potenciais beneficiários de financiamentos ao amparo do Programa Nacional de Mineralização dos Solos. Já a última emenda remete ao regulamento posterior da lei aspectos como prazos, períodos de carência e taxas de juros.

rn

Tramitação

rn

O projeto ainda será analisado emcaráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

rn

 

Fonte: Portal da Câmara dos Deputados

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBMINA: especialistas debatem a evolução da legislação de barragens na mineração

3 de maio de 2021

Os métodos de monitoramento e a implantação de medidas de segurança de barragens pelo setor mineral brasileiro avançaram consideravelmente nos…

LEIA MAIS

IBRAM apresenta ações do setor para uma economia de baixo carbono no Congresso Anual UK & Brazil Partners in Energy

21 de junho de 2023

As ações do setor mineral para garantir uma transição energética para uma economia de baixo carbono foram exibidas e comentadas…

LEIA MAIS

Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS