NOTÍCIAS

Comissão debaterá exploração de terras-raras

17 de abril de 2013

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou, nesta terça-feira (16), requerimento para realização de ciclo de audiências para debater

rn

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou, nesta terça-feira (16), requerimento para realização de ciclo de audiências para debater soluções que assegurem a exploração pelo Brasil das jazidas de terras-raras, recursos naturais que contêm elementos químicos essenciais ao funcionamento de equipamentos de alta tecnologia. Atualmente, a China possui controle quase absoluto do mercado mundial.

rn

Para o primeiro debate, em data a ser divulgada, será convidado o vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Carlos Ferraz, além de integrantes do alto escalão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério de Minas e Energia. A lista inclui ainda representantes do Senai e de entidades que atuam na pesquisa e inovação tecnológica.

rn

O pedido para a realização do ciclo foi feito pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC), com apoio de Vital do Rêgo (PMDB-PB). As audiências serão em conjunto com a Subcomissão Temporária para Elaboração de Projeto de Lei do Marco Regulatório da Mineração e da Exploração de Terras-raras no Brasil, que funciona no âmbito da própria CCT.

rn

A subcomissão foi criada no ano passado a partir de proposição do próprio Luiz Henrique, que ocupa a função de relator dos trabalhos. O objetivo é discutir ações para esses minerais estratégicos, finalizando os trabalhos com a oferta de um projeto de lei para a instituição de um marco regulatório que estimule não somente a exploração de terras-raras, como também o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva a partir de seus recursos.

rn

– O ciclo de debates será o início da coleta de subsídios para a realização do projeto que estabeleça o marco regulatório – observou Luiz Henrique, salientando o caráter estratégico do assunto para o futuro do país.

rn

Vital do Rêgo lamentou que o assunto até então não tivesse recebido a atenção necessária do Congresso. Ele disse que a iniciativa de Luiz Henrique possibilita a discussão antes que os parlamentares sejam “surpreendidos” com projeto de lei ou medida provisória do governo sobre tema que, a seu ver, se relaciona com prerrogativa primária dos congressistas.

rn

Os elementos químicos das terras-raras estão presentes em tablets, aparelhos celulares, lasers, turbinas de energia eólica, aparelhos de ressonância magnética, mísseis teleguiados e carros híbridos (movidos a gasolina e eletricidade), entre outras invenções.

rn

A China entrou com força na produção em meados dos anos 80, adotando estratégia agressiva de negócio. Com subsídios estatais à pesquisa tecnológica e à extração, conseguiu dominar o mercado internacional praticando preços irrisórios. Após o desmonte da produção em outros países, mudou sua política: reduziu a produção e as exportações, forçando abrupta elevação dos preços.

rn

Radiodifusão e divulgação científica

rn

A CCT também aprovou no dia 22 projetos de decreto legislativo sobre outorgas de permissão ou renovação para serviços de radiodifusão, entre emissoras de rádio e televisão. Os projetos receberam decisão terminativa, devendo seguir agora para sanção presidencial.

rn

Um pedido de vista coletivo adiou a decisão sobre projeto de lei do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) que busca facilitar o acesso e a disseminação da produção técnico-científica das universidades públicas (PLS 387/2011).

rn

 

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Agência Senado

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



O Brasil no mapa do futuro da mineração

29 de junho de 2023

Por Raul Jungmann* Enquanto prosperam tensões geopolíticas e escalam as preocupações com as mudanças climáticas, o Brasil desponta como forte…

LEIA MAIS

Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS

Nota Técnica do Ministério do Trabalho esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” frente à NR 12

3 de dezembro de 2018

A Nota Técnica nº 31/2018/CGNORDSST/SIT/MTb, expedida pelo Ministério do Trabalho, esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” e de robôs tradicionais…

LEIA MAIS