NOTÍCIAS

Comitiva Finlandesa visita o Brasil e discute tecnologias sustentáveis

9 de abril de 2014

Durante os primeiros dias de abril, uma comitiva formada por representantes do governo da Finlândia e de empresas daquele país esteve no Brasil para discutir parcerias e intercâmbios comerciais, especialmente na área de sust

Durante os primeiros dias de abril, uma comitiva formada por representantes do governo da Finlândia e de empresas daquele país esteve no Brasil para discutir parcerias e intercâmbios comerciais, especialmente na área de sustentabilidade. O Ministro finlandês de Meio Ambiente, Ville Niinistö, a delegação oficial e a delegação de negócios foram acompanhadas pelo Diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM –www.ibram.org.br), Marcelo Ribeiro Tunes, em grande parte da programação no Brasil.

A preocupação com as questões ambientais e sociais tornou-se cada vez mais importante no setor de mineração em todo o mundo. A altamente desenvolvida indústria finlandesa de tecnologia da mineração está empregando grande esforço no desenvolvimento de novas tecnologias e procedimentos sustentáveis visando alta produtividade. A Finlândia é um dos países que mais investe em pesquisa (4% do PIB), desenvolvimento e inovação tecnológica no mundo e tem conseguido aliar aumento de produção industrial com simultânea redução de emissões ambientais, através do desenvolvimento de tecnologias limpas. 

A primeira parte da programação da comitiva teve local na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em um Seminário sobre Tecnologia Limpa. Na abertura, o Diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, frisou a importância da discussão do tema para os dois países. “O Brasil possui recursos em abundância e trabalha para agregar valor aos seus produtos industriais. A CNI tem como prioridade a inovação e, para isso, deve considerar as possibilidades brasileiras. Sem dúvida, a opção finlandesa por tecnologias limpas e investimentos em pesquisa pode servir de exemplo para nosso país e viabilizar novos negócios”, disse. “Nosso desafio é estreitar relações econômicas entre a Finlândia e o Brasil considerando os interesses comuns e as potencialidades dos dois países”, completou.

Em seguida, o Ministro finlandês Ville Niinistö traçou um panorama da situação atual da Finlândia e explicou a questão da tecnologia limpa utilizada como forma de aumentar a sustentabilidade dos processos e solucionar problemas climáticos e sociais. “Precisamos educar nosso povo para o desenvolvimento de tecnologias de alta produtividade”, pontuou.

rn

Durante toda a manhã foram debatidos temas como a regulação finlandesa com relevância em tecnologias limpas, o papel da Finlândia em investimentos nesse tipo de tecnologia, as políticas ambientais brasileiras e o novo marco regulatório da mineração, assunto abordado por Marcelo Tunes. Alguns empresários finlandeses aproveitaram a oportunidade para apresentar suas inovações tecnológicas.

rn

 

rn

rn

Seminário de Tecnologia Limpa. Crédito: Miguel Ângelo.

rn

 

rn

rn

Seminário de Tecnologia Limpa. Crédito: Miguel Ângelo.

rn

 

rn

rn

Visita à Mina de Águas Claras

rn

Como parte da programação da comitiva, a Vale S.A. recebeu no dia 2 de abril os integrantes em uma visita técnica na Mina de Águas Claras, localizada na cidade de Belo Horizonte (MG). A apresentação teve início com palestra de Lúcio Cavalli, Diretor do Setor de Desenvolvimento de Ferrosos da companhia, que apresentou a visão, missão e valores da Vale, e detalhou sua empresa em 30 países. Durante a exposição, contou um pouco da história da empresa desde a fundação, passando pela privatização e pela diversificação contínua em busca de novos mercados.

rn

A comitiva da Finlândia pode conhecer também as estratégias adotadas pela Vale para redução de custos (especialmente de implantação de projetos), reaproveitamento da água (a empresa reutiliza cerca de 77% da água em suas operações) e projetos de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Também foi apresentado o Valemax, iniciativa da empresa para facilitar o transporte de minério de ferro e diminuir o impacto ambiental e a emissão de gás carbônico. Atualmente a Vale é a maior produtora mundial de minério de ferro, a 2ª maior produtora mundial de níquel e a 104ª maior empresa do mundo.

rn

Em seguida foram apresentados os principais desafios vivenciados pela companhia, especialmente relacionados à regulação ambiental e logística. Os finlandeses obtiveram também informações sobre as principais minas e reservas da empresa em especial o projeto S11D, que será o grande salto da empresa relacionado à produtividade.

rn

rn

Minerários do IBRAM e Lúcio Cavalli, Diretor do Setor de Desenvolvimento de Ferrosos da Vale S. A.. Crédito: Carlos Conde.

rn

 

rn

rn

rn

Sala de Realidade Virtual da Vale S.A. Crédito: Carlos Conde.

rn

 

rn

rn

Seminário Mineração: Tecnologia, Produtividade e Sustentabilidade

rn

A segunda etapa da visita a Belo Horizonte, realizada em 3 de abril, ocorreu na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) em um seminário relacionado à Tecnologia, Produtividade e Sustentabilidade. A programação do seminário contou com apresentações iniciais, técnicas e, em seguida, com encontros de negócios previamente agendados, entre empresas brasileiras e finlandesas.

rn

O superintendente de Desenvolvimento Empresarial da FIEMG, Sérgio Lourenço, que representou o Presidente da Instituição, Olavo Machado, afirmou que existe grande necessidade em desenvolver parcerias para que as empresas se destaquem no mercado. “Mineração demanda eficácia de processos e agregação de valor”, frisou.

rn

O Diretor de Assuntos Minerários do IBRAM, Marcelo Ribeiro Tunes, foi o responsável pela abertura do Seminário, representando o Diretor-Presidente José Fernando Coura. “Tenho certeza que eventos como esse representam avanços nos relacionamentos e na possibilidade de parcerias entre o Brasil e a Finlândia, principalmente no campo que, para nós, é o mais importante: a mineração altamente eficiente e que respeita o meio ambiente”.

rn

Em seguida, o Ministro de Meio Ambiente da Finlândia, Ville Niinisto, palestrou sobre a importância da discussão relacionada às soluções sustentáveis relacionadas à indústria mineral e a diversidade brasileira. “Precisamos de soluções que minimizem o risco ao meio ambiente, aumentem a produtividade e, ao mesmo tempo, que combinem progresso econômico e bem-estar social”, pontuou. “É importante que a mineração seja tratada como propulsora do desenvolvimento social e econômico. No entanto, precisamos considerar também que os recursos são finitos e que impõem um preço ao meio ambiente. Daí a necessidade de desenvolvermos atividades cada vez mais sustentáveis e que respondam à crescente demanda mundial por minério”, completou.

rn

Ainda durante sua palestra, o ministro disse acreditar que o futuro da mineração mundial está em países como o Brasil, “que reúnem ingredientes básicos como biodiversidade, abundância de recursos e prosperidade”. “Precisamos investir nesse tipo de progresso a fim de completar e desenvolver esse segmento”, finalizou.

rn

Em seguida, o ouvidor do Departamento de Produção Mineral (DNPM), Paulo Santana, apresentou o órgão e detalhou a atuação no País. Santana aproveitou a oportunidade para apresentar dados recentes relacionados aos requerimentos de pesquisas e à emissão de alvarás realizada pelo DNPM.

rn

A palestra seguinte foi do Diretor do Setor de Desenvolvimento de Ferrosos da Vale S.A., Lúcio Cavalli, que traçou um panorama da atuação da empresa no Brasil. Em seguida, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Paulo Sérgio Ribeiro, apresentou um vídeo sobre a realidade socioeconômica de Minas Gerais e falou sobre possíveis parcerias entre as empresas da Finlândia e empresas que atuam no estado.

rn

Após as palestras, os empresário se reuniram para encontros de negócios.

rn

 

rn


Ministro finlandês de Meio Ambiente, Ville Niinistö. Crédito: Sebastião Jacinto Junior.

rn


 

rn

rn

Seminário Mineração: Tecnologia, Produtividade e Sustentabilidade. Crédito: Sebastião Jacinto Junior.

rn

 

rn

rn

Marcelo Ribeiro Tunes, Diretor de Assuntos Minerários do IBRAM. Crédito: Sebastião Jacinto Junior.

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Desafio MinerALL traz propostas de negócios a partir do aproveitamento do rejeito da mineração

17 de dezembro de 2018

Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…

LEIA MAIS

Seminário Mineração, Transição Energética & Clima debate importância da mineração na geração de energia limpa

18 de outubro de 2021

Minerais e metais possuem um papel fundamental na transição para um futuro de economia de baixo carbono e são cruciais…

LEIA MAIS

Remineralizadores de solos será tema de painel no e-MINERAÇÃO

2 de maio de 2022

O uso dos remineralizadores é uma alternativa eficiente para fazer com que a adubação e os nutrientes presentes em determinada…

LEIA MAIS