NOTÍCIAS

Comitiva Finlandesa visita o Brasil e discute tecnologias sustentáveis

9 de abril de 2014

Durante os primeiros dias de abril, uma comitiva formada por representantes do governo da Finlândia e de empresas daquele país esteve no Brasil para discutir parcerias e intercâmbios comerciais, especialmente na área de sust

Durante os primeiros dias de abril, uma comitiva formada por representantes do governo da Finlândia e de empresas daquele país esteve no Brasil para discutir parcerias e intercâmbios comerciais, especialmente na área de sustentabilidade. O Ministro finlandês de Meio Ambiente, Ville Niinistö, a delegação oficial e a delegação de negócios foram acompanhadas pelo Diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM –www.ibram.org.br), Marcelo Ribeiro Tunes, em grande parte da programação no Brasil.

A preocupação com as questões ambientais e sociais tornou-se cada vez mais importante no setor de mineração em todo o mundo. A altamente desenvolvida indústria finlandesa de tecnologia da mineração está empregando grande esforço no desenvolvimento de novas tecnologias e procedimentos sustentáveis visando alta produtividade. A Finlândia é um dos países que mais investe em pesquisa (4% do PIB), desenvolvimento e inovação tecnológica no mundo e tem conseguido aliar aumento de produção industrial com simultânea redução de emissões ambientais, através do desenvolvimento de tecnologias limpas. 

A primeira parte da programação da comitiva teve local na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em um Seminário sobre Tecnologia Limpa. Na abertura, o Diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, frisou a importância da discussão do tema para os dois países. “O Brasil possui recursos em abundância e trabalha para agregar valor aos seus produtos industriais. A CNI tem como prioridade a inovação e, para isso, deve considerar as possibilidades brasileiras. Sem dúvida, a opção finlandesa por tecnologias limpas e investimentos em pesquisa pode servir de exemplo para nosso país e viabilizar novos negócios”, disse. “Nosso desafio é estreitar relações econômicas entre a Finlândia e o Brasil considerando os interesses comuns e as potencialidades dos dois países”, completou.

Em seguida, o Ministro finlandês Ville Niinistö traçou um panorama da situação atual da Finlândia e explicou a questão da tecnologia limpa utilizada como forma de aumentar a sustentabilidade dos processos e solucionar problemas climáticos e sociais. “Precisamos educar nosso povo para o desenvolvimento de tecnologias de alta produtividade”, pontuou.

rn

Durante toda a manhã foram debatidos temas como a regulação finlandesa com relevância em tecnologias limpas, o papel da Finlândia em investimentos nesse tipo de tecnologia, as políticas ambientais brasileiras e o novo marco regulatório da mineração, assunto abordado por Marcelo Tunes. Alguns empresários finlandeses aproveitaram a oportunidade para apresentar suas inovações tecnológicas.

rn

 

rn

rn

Seminário de Tecnologia Limpa. Crédito: Miguel Ângelo.

rn

 

rn

rn

Seminário de Tecnologia Limpa. Crédito: Miguel Ângelo.

rn

 

rn

rn

Visita à Mina de Águas Claras

rn

Como parte da programação da comitiva, a Vale S.A. recebeu no dia 2 de abril os integrantes em uma visita técnica na Mina de Águas Claras, localizada na cidade de Belo Horizonte (MG). A apresentação teve início com palestra de Lúcio Cavalli, Diretor do Setor de Desenvolvimento de Ferrosos da companhia, que apresentou a visão, missão e valores da Vale, e detalhou sua empresa em 30 países. Durante a exposição, contou um pouco da história da empresa desde a fundação, passando pela privatização e pela diversificação contínua em busca de novos mercados.

rn

A comitiva da Finlândia pode conhecer também as estratégias adotadas pela Vale para redução de custos (especialmente de implantação de projetos), reaproveitamento da água (a empresa reutiliza cerca de 77% da água em suas operações) e projetos de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Também foi apresentado o Valemax, iniciativa da empresa para facilitar o transporte de minério de ferro e diminuir o impacto ambiental e a emissão de gás carbônico. Atualmente a Vale é a maior produtora mundial de minério de ferro, a 2ª maior produtora mundial de níquel e a 104ª maior empresa do mundo.

rn

Em seguida foram apresentados os principais desafios vivenciados pela companhia, especialmente relacionados à regulação ambiental e logística. Os finlandeses obtiveram também informações sobre as principais minas e reservas da empresa em especial o projeto S11D, que será o grande salto da empresa relacionado à produtividade.

rn

rn

Minerários do IBRAM e Lúcio Cavalli, Diretor do Setor de Desenvolvimento de Ferrosos da Vale S. A.. Crédito: Carlos Conde.

rn

 

rn

rn

rn

Sala de Realidade Virtual da Vale S.A. Crédito: Carlos Conde.

rn

 

rn

rn

Seminário Mineração: Tecnologia, Produtividade e Sustentabilidade

rn

A segunda etapa da visita a Belo Horizonte, realizada em 3 de abril, ocorreu na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) em um seminário relacionado à Tecnologia, Produtividade e Sustentabilidade. A programação do seminário contou com apresentações iniciais, técnicas e, em seguida, com encontros de negócios previamente agendados, entre empresas brasileiras e finlandesas.

rn

O superintendente de Desenvolvimento Empresarial da FIEMG, Sérgio Lourenço, que representou o Presidente da Instituição, Olavo Machado, afirmou que existe grande necessidade em desenvolver parcerias para que as empresas se destaquem no mercado. “Mineração demanda eficácia de processos e agregação de valor”, frisou.

rn

O Diretor de Assuntos Minerários do IBRAM, Marcelo Ribeiro Tunes, foi o responsável pela abertura do Seminário, representando o Diretor-Presidente José Fernando Coura. “Tenho certeza que eventos como esse representam avanços nos relacionamentos e na possibilidade de parcerias entre o Brasil e a Finlândia, principalmente no campo que, para nós, é o mais importante: a mineração altamente eficiente e que respeita o meio ambiente”.

rn

Em seguida, o Ministro de Meio Ambiente da Finlândia, Ville Niinisto, palestrou sobre a importância da discussão relacionada às soluções sustentáveis relacionadas à indústria mineral e a diversidade brasileira. “Precisamos de soluções que minimizem o risco ao meio ambiente, aumentem a produtividade e, ao mesmo tempo, que combinem progresso econômico e bem-estar social”, pontuou. “É importante que a mineração seja tratada como propulsora do desenvolvimento social e econômico. No entanto, precisamos considerar também que os recursos são finitos e que impõem um preço ao meio ambiente. Daí a necessidade de desenvolvermos atividades cada vez mais sustentáveis e que respondam à crescente demanda mundial por minério”, completou.

rn

Ainda durante sua palestra, o ministro disse acreditar que o futuro da mineração mundial está em países como o Brasil, “que reúnem ingredientes básicos como biodiversidade, abundância de recursos e prosperidade”. “Precisamos investir nesse tipo de progresso a fim de completar e desenvolver esse segmento”, finalizou.

rn

Em seguida, o ouvidor do Departamento de Produção Mineral (DNPM), Paulo Santana, apresentou o órgão e detalhou a atuação no País. Santana aproveitou a oportunidade para apresentar dados recentes relacionados aos requerimentos de pesquisas e à emissão de alvarás realizada pelo DNPM.

rn

A palestra seguinte foi do Diretor do Setor de Desenvolvimento de Ferrosos da Vale S.A., Lúcio Cavalli, que traçou um panorama da atuação da empresa no Brasil. Em seguida, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Paulo Sérgio Ribeiro, apresentou um vídeo sobre a realidade socioeconômica de Minas Gerais e falou sobre possíveis parcerias entre as empresas da Finlândia e empresas que atuam no estado.

rn

Após as palestras, os empresário se reuniram para encontros de negócios.

rn

 

rn


Ministro finlandês de Meio Ambiente, Ville Niinistö. Crédito: Sebastião Jacinto Junior.

rn


 

rn

rn

Seminário Mineração: Tecnologia, Produtividade e Sustentabilidade. Crédito: Sebastião Jacinto Junior.

rn

 

rn

rn

Marcelo Ribeiro Tunes, Diretor de Assuntos Minerários do IBRAM. Crédito: Sebastião Jacinto Junior.

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mineradoras passam a integrar programa de segurança pública em municípios

5 de janeiro de 2024

IBRAM e Ministério da Justiça e Segurança Pública firmam acordo de cooperação técnica em Brasília. Mineradoras vão fornecer informações para…

LEIA MAIS

Samarco: os três anos do rompimento de Fundão

5 de novembro de 2018

O rompimento da barragem de Fundão completa 3 anos. Uma realidade que faz parte da jornada da Samarco. O dia…

LEIA MAIS

Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS