NOTÍCIAS

Comitiva sueca apresenta programa Mining for Generations no WMC

5 de outubro de 2016

O seminário será dividido em quatro painéis que abordarão temas de interesse da mineração como: a próxima geração de veículos autônomos, automação no futuro, mineração verde e comunicação nas minas

O vice-ministro de Relações Exteriores da Suécia, Oscar Stenström, apresentará no dia 19 de outubro, durante o World Mining Congress 2016 (WMC), o lançamento do programa “Mining for Generations: inovação e sustentabilidade”. A iniciativa mostra a experiência sueca na criação de um ambiente sustentável para a mineração.
 
Durante o WMC, que acontece de 18 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), Stenström estará acompanhado de uma delegação oficial do país, que inclui o embaixador da Suécia, Per-Arne Hjelmborn, e o diretor-executivo de Comércio e Investimento da embaixada, Johan Norén, para apresentar a experiência sueca na obtenção de “resultados notáveis, não só em matéria de produtividade e eficiência, mas também na criação de um ambiente sustentável onde a sociedade e o setor de mineração podem coexistir em harmonia”, diz o site oficial do Mining for Generations.
 
O seminário da Suécia no WMC será dividido em quatro painéis que abordarão temas de interesse da mineração como: a próxima geração de veículos autônomos, automação no futuro, mineração verde e comunicação nas minas. Cada painel irá apresentar casos de sucesso e de investigação em curso, falando sobre como conseguir um setor de alto desempenho. Os painéis serão apresentados por representantes de institutos de pesquisa de renome, universidades e a indústria, diz o site do programa.
 
A Suécia é hoje a principal produtora de minério de ferro na Europa. O país alcançou um elevado desenvolvimento tecnológico por meio de incentivos governamentais à inovação e parcerias entre a indústria e as universidades, o que levou ao aumento da produtividade. O setor de mineração na Suécia produz hoje mais de 70 milhões de toneladas de minério de ferro com apenas cinco minas, em comparação com 1960, quando a Suécia tinha 60 minas ativas, mas produziu apenas 28 milhões de toneladas.
 
Os painéis e palestras da Suécia no WMC contarão com a presença de professores como Uday Kumar, Diego Galar e Magnus Ericsson, da Luleå University of Technology, além de profissionais de empresas ligadas à mineração, como Laércio da Costa Barbosa, pesquisador e engenheiro desenvolvedor da Scania Latin America e George Rizopulos, diretor global de contas da Scania Mining. De acordo com a programação do WMC, a abertura do painel sueco no auditório Esmeralda está prevista para começar às 8h30 e terminar às 12h55. Para acessar a programação completa, em inglês, do WMC acesse este link.  
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



EXPOSIBRAM 2020 traz programação diversificada e 100% gratuita

13 de outubro de 2020

A programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2020 – Belém) apresenta uma diversidade de temas relacionados ao setor mineral…

LEIA MAIS

As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM visita montadora BYD, na China, e empresa vê interesse nos minérios do Brasil

11 de janeiro de 2024

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, e o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima, Alexandre Mello,…

LEIA MAIS