NOTÍCIAS

Companhia siderúrgica oferece matéria-prima para estruturas mais leves

29 de julho de 2016

Aplicação de chapas de aço produzidas pela Steel Warehouse Cisa na indústria da construção no Brasil pode trazer benefícios como diminuição de sucata, de peso e de custosrn

Os benefícios contidos em uma construção feita em aço são muitas: edificações duráveis, alto ganho de produtividade, redução significativa de resíduos, rapidez na execução da construção, utilização de materiais mais leves, dentre outros. Além disso, o aço é 100% reciclável. É possível fazer o aproveitamento de todo o recurso e contribuir com a sustentabilidade do planeta. Apesar da crise, o setor cresce a passos longos. De acordo com o CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço, a construção civil é hoje o mais importante setor consumidor de aço no mundo e deve atingir 20% das construções em aço nos próximos cinco anos.
 
Mas, no Brasil, o setor ainda não se destaca no consumo do aço: os volumes ainda são muito baixos. Este material ainda não teve no Brasil a projeção que conquistou em outros países. “É um material com um potencial muito grande. No país, o setor ainda não engrenou não porque é mais caro, mas por cultura (falta de uso), ou a falta de material disponível. Na Europa e nos Estados Unidos, o aço é muito utilizado na construção”, relata David Sánchez, Diretor Geral da Steel Warehouse Cisa.
 
A Steel Warehouse Cisa, companhia de serviços siderúrgicos que nasceu da joint venture entre a americana Steel Warehouse, líder no mercado norte-americano da indústria de linha Temper Pass Cut to Length e no processamento de bobinas de aço de grande espessura, com a brasileira Cisa Trading, maior trading privada no Brasil, iniciou suas operações há dois meses no Brasil, em Paulínia (interior de São Paulo) e já está chamando a atenção no setor, principalmente para as construções metálicas, que compõem o sistema da construção civil, como colunas, vigas, pilares, etc. Por meio da tecnologia Temper Pass, a companhia processa bobinas de aço e fornece chapas de aço com as melhores tolerâncias de planicidade e livre de tensões residuais.
 
“Na fabricação de colunas, perfis e outros componentes estruturais, é necessário fazer emendas para obter maiores comprimentos e atender às necessidades dos diferentes projetos.
 
A Steel Warehouse Cisa entrega um produto mais competitivo, por sua precisão, qualidade e garantia de planicidade, e pode produzir chapas com maiores comprimentos. Um bom exemplo de aplicação que pode ser melhorada utilizando os materiais da Steel Warehouse Cisa é a fabricação de pontes rolantes que podem ser feitas com uma chapa só. Por exemplo: o vão de um prédio tem 20 metros. Atualmente, os fabricantes compram uma chapa de 12 metros e uma de 8 metros e fazem uma emenda para chegar na largura dos 20 metros. Nós, da Steel Warehouse Cisa, podemos fazer uma chapa única com 20m de comprimento”, explica o diretor. “A necessidade de emenda no processo atual aumenta o custo e demanda inspeções criteriosas para evitar uma falha nesta região. Outra coisa muito importante: a chapa, se não tiver sua “memória” removida e for totalmente plana, pode empenar, quando aplicados outros processos, como, por exemplo, soldagem”, alerta.
 
No processo realizado pela Steel Warehouse Cisa, o cliente deste mercado é convidado e repensar o modelo atual de compra sobre dois importantes aspectos.
 
O primeiro refere-se à oportunidade de comprar chapas processadas de bobinas com garantia de planicidade e sem tensão residual. No Brasil, não existia fornecedor capacitado para esta operação e com a chegada da Steel Warehouse Cisa, agora é possível. Esta mudança pode gerar resultados significativos de custos de até 10% e se considerarmos os demais ganhos como eliminação de perdas os ganhos, podem chegar até 14%.
 
O segundo aspecto importante a ser considerado é o ganho proporcionado ao custo logístico. As empresas atualmente demandam muita energia para administrar o processo de aquisição e armazenagem desta importante matéria prima que é o aço. A Steel Warehouse Cisa possui um sistema próprio que possibilita gerenciar a cadeia de fornecimento para o cliente, desde a compra, armazenagem até a entrega “Just In Time” ao cliente. “Esta operação reduz consideravelmente os custos de operação e estoque do cliente, pois o mesmo receberá os produtos conforme sua demanda, eliminando desperdícios”, pondera Sánchez.
 
Vantagens:
 
· Redução de processos (Compras, PCP, Recebimento, Qualidade e Financeiro).
 
· Redução de inventário do cliente;
 
· Entrega conforme necessidade;
 
· Chapas conforme tamanho personalizado – redução de perdas;
 
· Produção de até dois comprimentos por bobina;
 
· Maior controle qualidade.
 
Sánchez ainda pondera que dependendo do projeto, o uso do aço pode trazer muitos benefícios nas estruturas metálicas na indústria da construção no Brasil. A empresa de serviços siderúrgicos fornece chapas cortadas sob medida para o cliente final, permitindo redução de custos, retrabalho e sucata no final do processo. “No setor de construção, os clientes buscam por estruturas mais leves e de alta resistência, além de uma solução customizada para seu negócio”, finaliza.
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM debate sobre mercado de fertilizantes e agregados no 3º Fórum e Feira de Mineração de Agregados

28 de novembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor-presidente, Raul Jungmann, e o diretor de Relações com Associados e Municípios, Alexandre…

LEIA MAIS

Especialistas debatem sobre o TSM durante a Arminera

22 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do painel “Programa para uma mineração sustentável (HMS-TSM): aplicação…

LEIA MAIS

Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS