Comunidade recebe empresas do Polo Industrial de Barcarena
13 de junho de 2016
Os moradores da região tiraram dúvidas sobre diversos assuntos como critérios para participação em projetos sociais
A comunidade foi convidada a participar da organização do evento e foi consultada anteriormente para fazer a pauta da reunião. “Para nós é uma satisfação muito grande trazer as empresas para dentro da comunidade. Precisamos saber quais compromissos elas têm não só com a comunidade, mas também com o município”, explicou Olga Leal, líder comunitária de São Francisco Xavier.
Os moradores da região tiraram dúvidas sobre diversos assuntos como critérios para participação em projetos sociais, as obras mais recentes realizadas pela Hydro Alunorte na região e os critérios para ingressar nos programas de fomento, como o Jovem Aprendiz, que atualmente está com um processo de seleção em andamento na Albras e deve iniciar no segundo semestre na Hydro Alunorte.
Cláudia Souza, gerente de Recursos Humanos da Albras, reforçou a importância de momentos como o Diálogo Comunitário Itinerante: “Espero que com essa proximidade, nós possamos direcionar e focar nossas políticas de forma ainda mais responsável. Além do mais, é a hora de escutar a comunidade e ver se eles estão de fato percebendo nossas ações”.
Para o gerente de Meio Ambiente da Hydro Alunorte, Emanoel Varão, “foi bastante positivo a participação da comunidade. É uma oportunidade pra gente poder apresentar o sistema de controle ambiental e trocar informações com eles, saber quais são as suas curiosidades e poder prover as informações direto para eles”, avaliou. Além da apresentação do sistema ambiental da refinaria, também foi apresentado o do novo depósito de resíduos da fábrica, que está em fase de projeto.
O morador João Dias participou da reunião e mora na comunidade São Francisco há vinte anos. Para ele, a cada dia a interação das empresas com a comunidade se mostra mais presente. “É disso que precisamos, que eles estejam aqui conosco, que observem nossas necessidades. Agradecemos muito a disponibilidade da empresa de tirar um tempo e vir aqui conosco”, reforçou o comerciante.
Para Kátia Aguiar, analista da área de Responsabilidade Social Corporativa da Hydro, sair da empresa é uma experiência importante na relação. “Neste encontro temos a oportunidade de ficar cada vez mais perto da comunidade, esclarecer suas dúvidas sobre nossos processos e estreitar nosso relacionamento comunitário. É uma troca mútua de experiências, onde as empresas de Barcarena e as comunidades só tem a ganhar”, reforçou.
Além do Diálogo Comunitário Itinerante, a Albras e a Hydro Alunorte recebem ainda o Diálogo Comunitário, no qual as empresas abrem as portas para as lideranças comunitárias tirarem dúvidas e trocar experiências com a alta gestão da empresa. Durante o evento, foi realizada a inscrição dos interessados em participar do programa de Boas-Vindas, no qual é possível visitar as instalações das duas operações.
Assessoria