O Conexão Empresarial de maio, evento promovido nesta terça-feira (14/5), em Nova Lima (MG), contou com a presença do presidente do Conselho do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Wilson Brumer, e do diretor-presidente do IBRAM, Walter Alvarenga.
Wilson Brumer discursou para empresários, políticos e representantes da sociedade sobre a crise na mineração em Minas Gerais. “Precisamos reconhecer o passado recente de muita dor e ter humildade para enfrentar os desafios futuros. Um deles é melhorar a reputação do setor e fazer com que a sociedade volte a acreditar na mineração brasileira. Afinal, ela tem uma enorme importância para toda a sociedade; a vida moderna depende desta atividade extrativa”.
Na ocasião, o presidente do Conselho Diretor do IBRAM evidenciou a riqueza geológica brasileira. “Temos um rico solo e isso nos torna um importante player mundial. Somos o primeiro produtor de nióbio do mundo e o terceiro produtor de minério de ferro. Além disso, produzimos bauxita, caulim, rochas ornamentais, estanho, níquel, manganês, ouro e autossuficientes em calcário e diamante”, exemplificou. Para ele, o setor precisa ser incentivado no sentido de agregar valor aos seus produtos e não simplesmente exportar a matéria-prima.
Brumer também discursou sobre a importância de incentivar a pesquisa mineral e a importância e aperfeiçoar a gestão e o manejo de rejeitos do setor.
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, anunciou que a direção estuda criar o censo da diversidade do…
LEIA MAISA Mineração Serra Verde traz a público atualizações em seu projeto de Terras Raras em Minaçu, Goiás, que proporcionarão ainda mais segurança,…
LEIA MAISCom apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…
LEIA MAIS