Congo terá, através da Exxaro, sua primeira exportação de minério de ferro no mais tardar em 2013
9 de agosto de 2012
rnA mineradora Exxaro Resources tem como meta no próximo ano a primeira exportação de minério de ferro a partir de seu projeto Mayoko, na República do Congo. A empresa está situada a 2 km da rede fe
rn
A mineradora Exxaro Resources tem como meta no próximo ano a primeira exportação de minério de ferro a partir de seu projeto Mayoko, na República do Congo. A empresa está situada a 2 km da rede ferroviária, que é atualmente usado várias vezes por semana para transporte de passageiros. A manutenção ferroviária necessária não é empecilho para tal, e uma discussão está em curso com as autoridades de transporte do Congo sobre o uso do porto de Pointe-Noire. A exportação precoce é uma importante forma de avançar na produção do projeto, almejado para 10 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, até 2016.
rn
Outras empresas de mineração também estão trabalhando no Congo em projetos de minério de ferro, incluindo a Xstrata com seu projeto Zanaga, que está localizado no distrito de Lékoumou, ao nordeste de Pointe-Noire. Congo é considerado o país mais avançado no projeto de minério de ferro na África, graças aos 120 milhões/t planejadas no projeto Mayoko, e provavelmente exportará minério de ferro para a Europa e o Leste a partir de 2014. Na África do Sul, Exxaro detém 20% da mina de minério de ferro Sishen Kumba Iron Ore, no Cabo do Norte.
rn
Fonte: O Geólogo