Congresso do alumínio apresenta sobre sustentáveis na mineração
13 de junho de 2016
O 7º Congresso Internacional do Alumínio, realizado de terça-feira até ontem (9), em São Paulo (SP), abordou técnicas sustentáveis de mineração, como o manejo de resíduos e seu reúso
O 7º Congresso Internacional do Alumínio, realizado de terça-feira até ontem (9), em São Paulo (SP), abordou técnicas sustentáveis de mineração, como o manejo de resíduos e seu reúso. O vice-secretário geral do International Aluminium Institute (IAI), Chris Bayliss, apresentou estudos de caso de diferentes países como Irlanda, França, Rússia, Ucrânia, Grécia, Austrália e Brasil, que tem como exemplo a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).
De acordo com ele, a CBA reutiliza os resíduos provenientes da produção do alumínio, uma espécie de “lama vermelha”, para a fabricação de cimento. Trata-se de uma alternativa, com patente requerida internacionalmente, que possibilita ganhos econômicos e ambientais.
Além de Bayliss, Eric Thurston, gerente de Reciclagem de Metais da Tomra Sorting, explicou sobre as soluções que a empresa utiliza para a separação da sucata de alumínio utilizada em automóveis.
De acordo com Mario Fernandez, coordenador do comitê de Reciclagem da Associação Brasileira de Alumínio (Abal), atualmente 40% do consumo doméstico de alumínio são provenientes de alumínio reciclado.
O gerente comercial da Votorantim Metais, Eduardo Lima, ressaltou que a distorção na cadeia de impostos impacta diretamente na produtividade e competitividade da indústria de reciclagem.“Queremos buscar junto a todos os Estados brasileiros o equilíbrio para o setor. Nós da Abal estamos em busca desses resultados”, afirmou Fernandez.
O Congresso Internacional do Alumínio foi realizado em São Paulo. Paralelo a ele, ocorreu a Exposição Internacional do Alumínio (ExpoAlumínio) que buscou reunir cerca de 170 marcas nacionais e internacionais de produtos, processos e serviços da indústria do alumínio e destinados à cadeia produtiva do setor.
O evento contou com a participação de mais de 30 expositores internacionais vindos de países como Alemanha, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, México e Taiwan distribuídos em mais de 10 mil metros quadrados. Com informações da assessoria de imprensa do Congresso Internacional do Alumínio.
Notícias de Mineração Brasil