NOTÍCIAS

Congresso proporciona grande integração entre o mundo acadêmico e industrial

30 de julho de 2014

Uma das principais características dos eventos da ABM é a troca de conhecimento por meio de uma série de oportunidades e, principalmente, pela exposição de trabalhos técnicos, que acontece na forma oral ou p&

Uma das principais características dos eventos da ABM é a troca de conhecimento por meio de uma série de oportunidades e, principalmente, pela exposição de trabalhos técnicos, que acontece na forma oral ou pôster. No 69° Congresso Anual, realizado de 21 a 25 de julho, em São Paulo, foram apresentados 684 trabalhos, individuais ou coletivos.

rn

Na forma oral, eles foram divididos por temas. As apresentações aconteceram em dez salas diferentes do Centro de Convenções Frei Caneca. O coordenador técnico do Congresso, Fernando José Gomes Landgraf, presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), explicou que a propostas era justamente reunir as pessoas interessadas em determinados assuntos para mostrar seus projetos e debater os resultados. “Essa discussão é muito importante e é a grande riqueza do congresso da ABM, comparado a outros eventos da área. Gente da indústria e da academia tendo a oportunidade de falar tecnicamente sobre os trabalhos, mostrar o que está fazendo e saber a opinião das outras pessoas”, elucidou.

rn

Na sessão pôster, os apresentadores permaneceram na área de exposição e esclareceram detalhes sobre os projetos diretamente com os interessados. Segundo Landgraf, essa forma de apresentação é muito usada pelos estudantes, pois permite um contato mais “mano-a-mano” entre os participantes. “É mais direta do que a sessão oral”, disse.

rn

Essa também é a opinião de Mateus Luiz Gamba, analista de sistemas, que participou pela primeira vez do Congresso. “Aqui na sessão pôster estou conhecendo pessoas e trocando ideias. Tem um pessoal que faz um trabalho semelhante ao meu, então eu já disponibilizei algumas informações para eles e agreguei outras. É bem interessante. Você vai adquirindo mais conhecimento”, contou Mateus.

rn

Veterana nos eventos da ABM, a professora da Universidade Federal Fluminense, Andersan dos Santos Paula, estava representando estudantes de mestrado com um trabalho sobre deformação plástica severa. “Eu participo do Congresso desde o final da década de 90, quando ainda era estudante e nem existia o Enemet. Como professora, acredito que seja uma forma de fazer com que os alunos se interessem por pesquisa e que aprendam a redigir um trabalho técnico-científico antes de galgar revistas de renome internacional”, disse Andersan. Para ela, essa é uma forma de conexão com o mundo acadêmico e industrial.

rn

O engenheiro metalúrgico, Leandro de Jesus, professor do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, já esteve em três edições do Congresso, mas essa foi a primeira vez que participou da sessão pôster. “Estava terminando este trabalho na graduação. Agora estou fazendo mestrado e pretendo ingressar no doutorado a partir desse projeto”, contou ele. Leandro acredita que participar do Congresso e de suas atividades é uma maneira de ficar mais próximo do setor metalúrgico. “Acho excelente. É bom para nós, que produzimos o trabalho, e também para as indústrias, que vão ‘consumí-lo’ no futuro”, concluiu.

rn

Publicações e premiações – Uma parte dos trabalhos vai ser publicada na revista e alguns vão concorrer a prêmios em 2015. Esse processo de seleção acontece após rigorosa avaliação feita por profissionais altamente especializados, ligados à indústria e à academia. “É muito interessante você colocar no currículo os prêmios que recebeu”, recomenda Landgraf.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Votorantim Cimentos lança Banco de Talentos de Diversidade

27 de outubro de 2020

A Votorantim Cimentos, empresa líder do setor de materiais de construção, lança seu primeiro Banco de Talentos de Diversidade, com…

LEIA MAIS

Serra Verde é a primeira mineradora brasileira a obter o selo Safeguard Covid-19

27 de outubro de 2020

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…

LEIA MAIS

ArcelorMittal Tubarão lança projeto para dessalinizar água do mar

21 de janeiro de 2019

O projeto demandará investimentos em torno de R$ 50 milhões, gerará cerca de 220 vagas de emprego (no pico da…

LEIA MAIS