Conheça as vencedoras do Prêmio Green Mine
21 de junho de 2016
A premiação foi ampliada para consultorias e provedores de tecnologia para o setor mineral
A revista In The Mine divulga as empresas vencedoras do Prêmio Green Mine’2016, de Sustentabilidade na Mineração. A premiação aberta a todas as mineradoras com atuação no Brasil reconhece os melhores projetos realizados no ano de 2015, sob os enfoques econômico, ambiental e social, reafirmando o compromisso e a responsabilidade dessas companhias no aproveitamento consciente dos recursos minerais, na conservação e preservação ambiental e no relacionamento com todos os stakeholders de seu processo produtivo. Neste ano, a premiação foi ampliada para consultorias e provedores de tecnologia para o setor mineral, que puderam inscrever projetos, produtos e serviços desenvolvidos e/ou implementados com base no conceito de sustentabilidade.
Dos 18 cases inscritos no grupo Mineração foram escolhidos três vencedores na categoriaIndicadores Ambientais e quatro vencedores na categoria Indicadores Sociais. O grupo Tecnologiarecebeu oito inscrições, tendo três empresas premiadas. A categoria Indicadores Econômicosdo grupo Mineração e o grupo Consultoria não tiveram concorrentes.
Na categoria Indicadores Ambientais, do grupoMineração, o Prêmio Green Mine foi conferido às seguintes empresas: Anglo American – Negócio Minério de Ferro, subcategoria Biodiversidade,com o case “Gestão de Biodiversidade”; Vale Fertilizantes e Anglo American – Negócio Fosfatos, na subcategoria Recursos Hídricos, com o case “Modelo Hidrogeológico Integrado do Domo I de Catalão” e Votorantim Cimentos, subcategoria Resíduos, com o case “Uso de Escórias como Constituintes dos Cimentos Produzidos pela Votorantim Cimentos no Brasil”.
Ainda no grupo Mineração, as mineradoras Green Mine pela categoria Indicadores Sociais, subcategoria Ações Comunitárias são: Sama S/A Minerações Associadas com o case “Coleta Seletiva de Pilhas e Baterias na Comunidade de Minaçu”; Embu S/A Engenharia e Comércio, com o case “Instituto Embu de Sustentabilidade – Ações Concretas para o Crescimento Social, Educacional e Cultural” e a Imerys Caulim, com o case “Projeto Odontológico Sorriso Saudável”.Na subcategoria Saúde e Segurança Operacional foi premiado o “Projeto Perca Peso e Ganhe Saúde”, da Sama S/A Minerações Associadas.
Finalmente, no grupo Tecnologia recebem a certificação Green Mine’2016, na subcategoria Eficiência Operacional, as empresas: PLAN4R Engenharia, com o case “Cálculo Volumétrico com a Utilização de Drones na Mineração de Bauxita” e a Joy Global com o case “Armazenagem de Energia e Trituração: Novos Conceitos para a Frente de Lavra”. Na subcategoria Eficiência Hídrica, a Veolia Walter Technologies recebe o prêmio com o case
“Actiflo Turbo: Tratamento de Água para Fins Industriais e Potabilização”.
Os cases vencedores do Prêmio Green Mine’2016 serão publicados na edição 61 da revista In The Mine. As empresas vencedoras receberão o certificado e o selo Green Mine’2016.
In The Mine