NOTÍCIAS

Consórcio europeu vai construir protótipo de equipamento para mineração submarina

27 de março de 2015

O estaleiro holandês Damen Shipyards Group lançou um empreendimento de pesquisa e desenvolvimento para projetar e construir um protótipo de equipamento de mineração subaquática robotizada. O protótipo d

O estaleiro holandês Damen Shipyards Group lançou um empreendimento de pesquisa e desenvolvimento para projetar e construir um protótipo de equipamento de mineração subaquática robotizada. O protótipo deve ficar pronto em 42 meses e vai ser testado tanto em minas alagadas no continente quanto no fundo do mar.

rn

O lançamento faz parte do programa Horizon 2020 e foi batizado de Viable Alternative Mine Operating System ou, em português, Sistema Operacional de Mineração Alternativa e Viável. Segundo a Damen, o custo estimado do projeto é de 12,6 milhões de euros.

rn

O protótipo de robô para mineração submarina será usado para realizar testes de campo em quatro áreas de mineração da União Europeia (UE) e vai proporcionar uma opção para a extração de jazidas minerais atualmente inacessíveis ou que ainda não são rentáveis.

rn

Três dos locais de mineração são depósitos minerais submersos inativos onshore, no continente, e um deles é offshore.

rn

Ao mesmo tempo em que vai melhorar os sistemas de detecção submarina disponível, a percepção espacial e a tecnologia de navegação e posicionamento, o Vamos! também irá fornecer uma solução integrada para monitoramento em tempo real dos parâmetros associados com os potenciais impactos ambientais.

rn

Um consórcio formado por 17 parceiros de nove países da UE vai colaborar na execução do projeto, sob a coordenação do BMT Group e gestão técnica da Soil Machine Dynamics.

rn

A divisão de equipamentos de dragagem da Damen Shipyards Group vai liderar a especificação do sistema e a fase de arquitetura em que as especificações e integração do protótipo de veículo de mineração e do sistema de lançamento e recuperação serão definidos.

rn

Os demais integrantes do consórcio são: Instituto de Engenharia Sistemas e Computadores, de Portugal; Fugro EMU Limited, do Reino Unido; Zentrum für Telematik, da Alemanha; Montanuniversität Leoben; Minerália, da Itália; Marine Minerals; Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA; Sandvik Mining and Construction; Geological Survey of Slovenia; La Palma Research Centre for Future Studies; European Federation of Geologists; Trelleborg, da Suécia; Federalni zavod za Geologijo e a Fondacija za obnovu I razvoj regije Vareš, ambas da Bósnia e Herzegovina.

rn

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



O setor mineral brasileiro tem potencial para crescer de forma muito mais acelerada do que ocorreu nos últimos anos, diz secretário Pedro Paulo Dias da SGM/MME

10 de dezembro de 2021

Segurança jurídica, sustentabilidade, disseminação de conhecimento e captação de recursos e financiamento para a mineração do Brasil. Esta é a…

LEIA MAIS

EXPOSIBRAM 2023: inscrições abertas para o maior evento da mineração do Brasil

25 de maio de 2023

As inscrições para a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023) e o Congresso Brasileiro de Mineração estão abertas. A edição…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM participa de evento na Suíça sobre rastreabilidade do ouro

2 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, desembarcou na Suíça para participar de workshop sobre rastreabilidade do…

LEIA MAIS