NOTÍCIAS

Consórcio japonês busca parcerias com o governo paraense

21 de agosto de 2012

rnNão é de hoje que tanto o governo quanto o empresariado japonês manifesta interesse em investir no Pará. E nesta segunda-feira, uma nova negociação foi ensaiada, desta vez com Rimiharu Kura, novo presidente

rn

Não é de hoje que tanto o governo quanto o empresariado japonês manifesta interesse em investir no Pará. E nesta segunda-feira, uma nova negociação foi ensaiada, desta vez com Rimiharu Kura, novo presidente da Nippon Amazon Aluminium – consórcio de 17 empresas japonesas – e sócio da produtora norueguesa de alumínio, Hydro, durante encontro com o chefe do Executivo Estadual, Simão Jatene. Os dois falaram sobre uma possível parceria em projetos que gerem emprego e renda à população paraense, em especial no que se refere à redução dos altos custos com energia – um dos gargalos da indústria do alumínio. “O nosso interesse surgiu porque sabemos que o Pará é um estado que tem crescido muito neste ramo de mineração. Mas, sabemos também do esforço que o governo paraense tem feito junto ao governo federal para reduzir os custos da matriz energética”, explicou Rimiharu Kura.

rn

O governador Simão Jatene acompanhou com interesse as considerações do empresário e informou que, apesar de atuar há várias décadas com a experiência mineral, o Pará ainda precisa avançar em alguns pontos. “Hoje, apesar de termos uma atividade muito forte neste setor, ainda apresentamos uma renda per capta menor que a média nacional. Por isso, acho que é possível e necessário fazer um ajuste de rota na atividade mineral e, todo apoio nesse sentido é muito bem-vindo”, enfatizou.

rn

Ao final do encontro, Rimiharu Kura convidou o governador para um encontro com empresários que fazem parte do consórcio Nippon Amazon Aluminium e cuja pauta incluirá a formatação de novas parcerias que ajudem a estreitar ainda mais as relações entre os dois governos. A reunião está agendada para a primeira semana de setembro, quando Simão Jatene deverá viajar ao Japão para assinar o acordo que prevê a liberação de R$ 320 milhões, em caráter de empréstimo, com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), para investimentos nas obras do BRT (Bus Rapid Transit).

rn

Também participaram da reunião o diretor presidente da Albras, Luis Jorge Nunes; o diretor vice-presidente da Albras, Takashi Nakamura, e os secretários de Estado, Sidney Rosa (Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção) e Davi Leal (Indústria, Comércio e Mineração).

rn

 

Fonte: Governo do Pará

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Serra Verde é a primeira mineradora brasileira a obter o selo Safeguard Covid-19

27 de outubro de 2020

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…

LEIA MAIS

Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS

Ministro Jader Filho recebe medalha do Mérito Industrial

29 de maio de 2025

Crédito: Divulgação Em solenidade realizada na sexta-feira (23), no salão de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Pará…

LEIA MAIS