rnNão é de hoje que tanto o governo quanto o empresariado japonês manifesta interesse em investir no Pará. E nesta segunda-feira, uma nova negociação foi ensaiada, desta vez com Rimiharu Kura, novo presidente
rn
Não é de hoje que tanto o governo quanto o empresariado japonês manifesta interesse em investir no Pará. E nesta segunda-feira, uma nova negociação foi ensaiada, desta vez com Rimiharu Kura, novo presidente da Nippon Amazon Aluminium – consórcio de 17 empresas japonesas – e sócio da produtora norueguesa de alumínio, Hydro, durante encontro com o chefe do Executivo Estadual, Simão Jatene. Os dois falaram sobre uma possível parceria em projetos que gerem emprego e renda à população paraense, em especial no que se refere à redução dos altos custos com energia – um dos gargalos da indústria do alumínio. “O nosso interesse surgiu porque sabemos que o Pará é um estado que tem crescido muito neste ramo de mineração. Mas, sabemos também do esforço que o governo paraense tem feito junto ao governo federal para reduzir os custos da matriz energética”, explicou Rimiharu Kura.
rn
O governador Simão Jatene acompanhou com interesse as considerações do empresário e informou que, apesar de atuar há várias décadas com a experiência mineral, o Pará ainda precisa avançar em alguns pontos. “Hoje, apesar de termos uma atividade muito forte neste setor, ainda apresentamos uma renda per capta menor que a média nacional. Por isso, acho que é possível e necessário fazer um ajuste de rota na atividade mineral e, todo apoio nesse sentido é muito bem-vindo”, enfatizou.
rn
Ao final do encontro, Rimiharu Kura convidou o governador para um encontro com empresários que fazem parte do consórcio Nippon Amazon Aluminium e cuja pauta incluirá a formatação de novas parcerias que ajudem a estreitar ainda mais as relações entre os dois governos. A reunião está agendada para a primeira semana de setembro, quando Simão Jatene deverá viajar ao Japão para assinar o acordo que prevê a liberação de R$ 320 milhões, em caráter de empréstimo, com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), para investimentos nas obras do BRT (Bus Rapid Transit).
rn
Também participaram da reunião o diretor presidente da Albras, Luis Jorge Nunes; o diretor vice-presidente da Albras, Takashi Nakamura, e os secretários de Estado, Sidney Rosa (Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção) e Davi Leal (Indústria, Comércio e Mineração).
rn
Fonte: Governo do Pará
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) chega aos 45 anos com o propósito de desenvolver ações que visam uma mineração cada vez…
LEIA MAISA Vale celebrou no dia 27 de novembro a recepção ao vi?sitante 100 mil, dentro do seu?Programa de Visitas Vale…
LEIA MAISCom grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…
LEIA MAIS