NOTÍCIAS

Consórcio Mínero-Metalúrgico vai gerar 16 mil postos de trabalho

20 de novembro de 2013

Quinze indústrias mineiras, com o apoio do Senai-MG e do Sindiextra, vão gerar mais de 16 mil empregos até 2016. Reunidas na sede da Fiemg, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira, 18 de novembro, elas renovaram o Consórcio

rn

Quinze indústrias mineiras, com o apoio do Senai-MG e do Sindiextra, vão gerar mais de 16 mil empregos até 2016. Reunidas na sede da Fiemg, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira, 18 de novembro, elas renovaram o Consórcio Mínero-Metalúrgico por mais cinco anos. Por meio dele, atuarão em conjunto para incentivar a formação de mão de obra técnica e criar oportunidades de trabalho em todo o estado.

rn

O presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Junior, destacou a importância do apoio da Federação ao setor extrativo mineral. “A base da economia do nosso estado é a mineração. O fortalecimento dela valoriza a indústria mineira”, disse. Com o Consórcio Mínero-Metalúrgico, o Senai-MG participa ativamente na formatação de cursos técnicos e na abertura de vagas que atendem às demandas das empresas.

rn

Para o presidente do Sindiextra e do Ibram, José Fernando Coura, a consolidação do Consórcio, criado em 2007, marca a missão mais importante do Sistema Indústria, representado pela Federação e pelos sindicatos patronais, que é a educação. “Dar aos jovens qualificação, formação profissional e oferecer emprego é conferir a eles dignidade. É a missão mais nobre e a que nos gratifica e incentiva a continuar o trabalho”, afirmou.

rn

O Consórcio Mínero-Metalúrgico é formado pela Anglo American, Gerdau Açominas, Vallourec & Sumitomo, AnglogoldAshanti, Ferrous, Mineração Usiminas, ArcelorMittal, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Rio Paracatu Mineração, Mineração Serras do Oeste, MMX, MRS Logística, Nacional Minérios, Samarco Mineração e pela Vale.

rn

De acordo com a coordenadora do Consórcio e gerente de RH da CSN, Alba Valéria dos Santos, as empresas somadas empregam 500 mil trabalhadores pelo mundo. Em Minas Gerais, o número é de 70 mil postos diretos e mais 124 mil indiretos. O faturamento total conjunto é de R$ 132 bilhões anuais e a expectativa de investimentos para os próximos anos é de R$ 36 bi.

rn

Participaram da solenidade de assinatura de renovação do Consórcio o diretor-regional do Senai-MG, Lúcio Sampaio, o secretário de Estado de Esporte, Juventude e Política sobre Drogas, Eros Biondini, o deputado federal Leonardo Quintão e os deputados estaduais Anselmo Domingos e Gustavo Correa.

rn

 

rn

rn

Assinatura do Consórcio Mínero-Metalúrgico, na sede da FIEMG. Crédito: Sebastião Jacinto Júnior

rn

rn

Assinatura do Consórcio Mínero-Metalúrgico, na sede da FIEMG. Crédito: Sebastião Jacinto Júnior

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Fiemg

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



11º CBMINA: prorrogado prazo para inscrição de trabalho técnico para 30/4

20 de abril de 2023

Esta é uma oportunidade para estudantes, acadêmicos e profissionais relacionados à mineração mostrarem seus conhecimentos para a indústria da mineração:…

LEIA MAIS

Dirigentes do IBRAM debatem futuro do setor no seminário Mineração &/X Comunidades

6 de outubro de 2020

Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM, Wilson Brumer, Presidente do Conselho do IBRAM, e Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do…

LEIA MAIS

Programa de melhorias eleva produtividade e reduz custos operacionais

15 de outubro de 2018

Engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade e otimização de custos. Esses são os diferenciais que a Imerys, detentora da maior…

LEIA MAIS