NOTÍCIAS

Construção tem ferramenta para agilizar aprovações

4 de dezembro de 2013

A espera por materiais, informações e outros recursos é um grande centro de custos para qualquer tipo de projeto de capital, seja uma planta de tratamento de minérios seja um prédio residencial. Visando reduzir esse

rn

A espera por materiais, informações e outros recursos é um grande centro de custos para qualquer tipo de projeto de capital, seja uma planta de tratamento de minérios seja um prédio residencial. Visando reduzir esse tempo de espera, a W3K criou o software Greendocs.

rn

O objetivo do Greendocs é reduzir pleitos durante a construção e dar mais eficiência à gestão de mudança em projetos de engenharia para reduzir falhas na construção e nas compras técnicas.

rn

Umas das formas que o programa faz isso é dando mobilidade a decisões que precisam ser tomadas a todo momento em um projeto, como a aprovação de desenhos ou especificações técnicas. No Greendocs isso pode ser feito por meio de tablets.

rn

A Guimar Engenharia, por exemplo, usou o Greendocs durante a construção de uma das Unidade de Tratamento de Minério (UTM) da Gerdau. “Uma das vantagens foi poder rastrear onde parava a aprovação dos documentos”, diz o engenheiro Paulo Roberto Maciel da Guimar durante evento sobre gestão de documentos e informação realizado semana passada no Rio de Janeiro.

rn

O software tem funcionalidades de auditoria e de rastreabilidade para o controle das entregas do projetos.

rn

Os dados da W3K, empresa sediada em São Leopoldo (RS), mostram que, em alguns casos, houve redução de tempo no trâmite de documentos em até 20%.

rn

Além de reduzir o tempo gasto com a burocracia na gestão de projetos, o programa é capaz de reduzir o hiato no volume de informações que é repassado da equipe de projeto para a equipe de operação, diz Daniel Klafke, diretor da W3K.

rn

Klafke explica que, ao aprovar de forma antecipada a conclusão de um ativo, ele pode ser capitalizado e assim a sua depreciação pode ser antecipada. “Em grandes plantas industriais, isso pode valer milhões”, afirma o executivo.

rn

O Greendocs foi projetado para ser usado também em projetos que usam a metodologia Last Planner, cada vez mais utilizada em construção predial. Essa metodologia, voltada para projetos em série, está centrada no aumento de produtividade e reutilização de documentos.

rn

Em casos documentados pela W3K, que faz parte do grupo SKA, notou-se que boas práticas de gestão de projeto apoiadas nas tecnologias da W3K, trouxeram redução de até 20% de tempo e de custo em empreendimentos de construção civil.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe da consulta pública do Plano Nacional de Mineração (PNM) 2050

6 de janeiro de 2023

Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em consulta pública do Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM 2050). O documento irá inaugurar…

LEIA MAIS

Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS

Participe da coleta de dados ESG Mineração do Brasil e contribua para um mapeamento das ações do setor

13 de junho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) inicia nesta segunda-feira (13/6) uma coleta de dados sobre a atuação das mineradoras em relação às…

LEIA MAIS