NOTÍCIAS

Consultoria especializada destaca importância da interpretação de dados geofísicos

17 de maio de 2016

A Reconsult Geofísica marca presença mais uma vez no Simexmin, que tem sua sétima edição realizada nesta semana em Ouro Preto (MG).

A Reconsult Geofísica marca presença mais uma vez no Simexmin, que tem sua sétima edição realizada nesta semana em Ouro Preto (MG). A consultoria especializada em interpretação e modelamento de levantamentos geofísicos participou de todos os anos do evento e segue em 2016 expondo os serviços que presta para a prospecção mineral.
 
A empresa domina diversas ferramentas e software especializados do segmento, como Geosoft, ModelVision 3D, UBC Gephysical Inversion Facility, Maxwell EM application, Zonge modeling and Inversion e The Multi-Parameter Probe. O sócio-diretor da Reconsult, Renato Cordani, diz que as informações geofísicas são cada vez mais importantes para o setor.
 
"São muitas ferramentas especializadas e que exigem um nível de atualização constante. Então, as empresas nos contratam para poderem ficar atualizadas. Nós recebemos data settings para interpretar e dar nossa opinião e sugestão para localização de furos de sonda, por exemplo", afirmou Cordani ao Notícias de Mineração Brasil.
 
O executivo disse que a Reconsult tem recebido maior demanda de mineração de ferro, recentemente, mas que a interpretação de dados geofísicos tem mais poder de contribuição para ativos de níquel, diamante, cobre e ouro. "O tipo de commodity e cliente varia de acordo com o mercado. Também temos recebido algumas novas demandas para fertilizantes", afirmou Cordani.
 
O cenário atual tem poucos projetos de prospecção, no entanto a relevância da geofísica é cada vez maior, segundo o sócio-diretor da Reconsult. "Tem menos mercado, mas a importância [da geofísica] é maior", disse. A empresa participou de todas as edições do Simexmin e marca presença novamente neste ano, buscando ficar perto dos clientes e manter a fatia de mercado.
 
No que diz respeito às perspectivas para o mercado de geofísica para prospeção mineral, Cordani acredita em uma retomada do setor com a aprovação de um novo código de mineração, com o novo governo do presidente interino Michel Temer. "Mas ainda vai demorar [para recuperar o setor]. Nós estamos sobrevivendo, nos capacitando e escrevendo artigos para estarmos prontos até surgir novas coisas boas".
 
A Reconsult Geofísica tem sede em São Paulo (SP) e está há 15 anos no mercado. Cordani é graduado, mestre e doutor em geofísica pelo Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (USP).
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Secretário de Mineração, Alexandre Vidigal, anuncia plano de ação para mineração

28 de janeiro de 2020

“A mineração é um produto muito bom. Não é propaganda enganosa”. As frases são do Secretário de Geologia, Mineração e…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS

Anglo American e Governo de Minas firmam convênio para melhorias viárias no município de Serro

16 de março de 2022

A Anglo American e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra), por meio…

LEIA MAIS