Consultoria especializada destaca importância da interpretação de dados geofísicos
17 de maio de 2016
A Reconsult Geofísica marca presença mais uma vez no Simexmin, que tem sua sétima edição realizada nesta semana em Ouro Preto (MG).
A Reconsult Geofísica marca presença mais uma vez no Simexmin, que tem sua sétima edição realizada nesta semana em Ouro Preto (MG). A consultoria especializada em interpretação e modelamento de levantamentos geofísicos participou de todos os anos do evento e segue em 2016 expondo os serviços que presta para a prospecção mineral.
A empresa domina diversas ferramentas e software especializados do segmento, como Geosoft, ModelVision 3D, UBC Gephysical Inversion Facility, Maxwell EM application, Zonge modeling and Inversion e The Multi-Parameter Probe. O sócio-diretor da Reconsult, Renato Cordani, diz que as informações geofísicas são cada vez mais importantes para o setor.
"São muitas ferramentas especializadas e que exigem um nível de atualização constante. Então, as empresas nos contratam para poderem ficar atualizadas. Nós recebemos data settings para interpretar e dar nossa opinião e sugestão para localização de furos de sonda, por exemplo", afirmou Cordani ao Notícias de Mineração Brasil.
O executivo disse que a Reconsult tem recebido maior demanda de mineração de ferro, recentemente, mas que a interpretação de dados geofísicos tem mais poder de contribuição para ativos de níquel, diamante, cobre e ouro. "O tipo de commodity e cliente varia de acordo com o mercado. Também temos recebido algumas novas demandas para fertilizantes", afirmou Cordani.
O cenário atual tem poucos projetos de prospecção, no entanto a relevância da geofísica é cada vez maior, segundo o sócio-diretor da Reconsult. "Tem menos mercado, mas a importância [da geofísica] é maior", disse. A empresa participou de todas as edições do Simexmin e marca presença novamente neste ano, buscando ficar perto dos clientes e manter a fatia de mercado.
No que diz respeito às perspectivas para o mercado de geofísica para prospeção mineral, Cordani acredita em uma retomada do setor com a aprovação de um novo código de mineração, com o novo governo do presidente interino Michel Temer. "Mas ainda vai demorar [para recuperar o setor]. Nós estamos sobrevivendo, nos capacitando e escrevendo artigos para estarmos prontos até surgir novas coisas boas".
A Reconsult Geofísica tem sede em São Paulo (SP) e está há 15 anos no mercado. Cordani é graduado, mestre e doutor em geofísica pelo Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (USP).
Notícias de Mineração Brasil