Copelmi prepara início de obras de mina de carvão
21 de março de 2016
A terraplenagem se iniciará em maio, e as obras civis, no terceiro trimestre. Ambos os complexos operarão no município de Candiota
Se as obras da termelétrica Pampa Sul/Miroel Wolowski, da Engie Tractebel Energia, já estão em andamento, os trabalhos na mina de carvão Seival, que alimentará a usina, estão prestes a começar. A terraplenagem se iniciará em maio, e as obras civis, no terceiro trimestre. Ambos os complexos operarão no município de Candiota, sendo que a mina é de responsabilidade da Seival Sul Mineração (uma controlada do grupo Copelmi).
A previsão é que a obra na estrutura seja finalizada no segundo semestre do próximo ano, para iniciar a mineração em 2018. A mina deverá fornecer em torno de 2 milhões de toneladas do mineral ao ano para o empreendimento da Tractebel. A criação de empregos deverá ficar entre 300 a 400 postos de trabalho. O investimento no complexo será de aproximadamente R$ 103 milhões (estimativa de 2014, que deverá ser atualizada em breve).
De acordo com o diretor da Copelmi Carlos Faria, a mina possui uma reserva de 600 milhões de toneladas de carvão, das quais 350 milhões de toneladas certificadas e o restante em processo de certificação. O empresário adianta que a ideia é que a estrutura forneça combustível para a usina da Tractebel e, futuramente, para dois outros projetos da empresa Eneva (quando essas iniciativas saírem do papel).
Além da termelétrica da Tractebel e da mina do grupo Copelmi, outro assunto que tem sido destaque dentro do setor carbonífero é a expectativa quanto ao leilão de energia que o governo federal promoverá no dia 29 de abril. Os projetos vencedores do certame viabilizam a comercialização da energia a ser produzida.
UOL