A mineradora anglo-suíça Xstrata, que a Glencore tenta comprar por 26 bilhões de dólares, teve queda de 31 por cento no lucro do primeiro semestre, menos do que o previsto, apoiada em cortes de custos que ajudaram a c
A mineradora anglo-suíça Xstrata, que a Glencore tenta comprar por 26 bilhões de dólares, teve queda de 31 por cento no lucro do primeiro semestre, menos do que o previsto, apoiada em cortes de custos que ajudaram a compensar o impacto de menores preços e produção menor de cobre.
rn
A mineradora sofreu com a turbulência do mercado e fez uma baixa contábil de 514 milhões de dólares referente à participação de quase 25 por cento na mineradora de platina Lonmin, que, assim como todo o setor sul-africano, teve o impacto de maiores custos e fraca demanda, além de paradas de produção.
rn
A Xstrata, uma das maiores produtoras mundiais de carvão térmico e cobre, chegou a acordo no começo do ano para ser comprada pela trader de commodities Glencore, a maior acionista da companhia. No entanto, o negócio emperrou em junho, quando a segunda maior acionista da mineradora, a Qatar Holdings, exigiu uma oferta melhor.
rn
Analistas aguardavam os resultados da Xstrata para obterem sinais de piora na lucratividade ou de deterioração do cenário, que podem dar razão para a Glencore manter a oferta de 2,8 novas ações por cada papel.
rn
O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) para os primeiros seis meses de 2012 ficou levemente acima de 4 bilhões de dólares, quase 30 por cento abaixo do resultado do mesmo período do ano passado.
rn
Analistas estimavam, em média, Ebitda de 3,87 bilhões de dólares. Enquanto isso, o lucro operacional despencou 42 por cento, para 2,45 bilhões de dólares.
rn
“A curto prazo, acreditamos que as ações da Xstrata se guiarão menos pelos ganhos e mais pela visão do mercado sobre a fusão com a Glencore”, afirmou o Merrill Lynch em relatório.
rn
Fonte: Estadão
A legislação da indústria da mineração, tanto a brasileira quanto a de outros países mineradores, será amplamente debatida durante a…
LEIA MAISA Votorantim Cimentos, empresa líder do setor de materiais de construção, lança seu primeiro Banco de Talentos de Diversidade, com…
LEIA MAISO segundo painel do e-Mineração em 2023 vai tratar do tema “Riscos na Gestão de Implantação de Projetos na Mineração”….
LEIA MAIS